O livro de Silvia Demetresco mostra a evolução do vitrinismo desde os primórdios, onde os manequins eram feitos de cera até os dias de hoje que conseguem assemelhar-se ao ser humano.Caracterizam detalhes através de grandes criações , conseguindo uma comunicação visual com o consumidor. Estimula desta forma o consciente e o inconsciente, sendo assim, direcionada para um bom resultado de vendas.
As grandes arquiteturas, o tipo de comércio, seu público e até mesmo a localidade é vista como um dos fatores que influenciam na criação de uma boa vitrine, pois ela representa um símbolo da qual a loja necessita.
O livro Vitrina, mostra que as novas idéias, as reflexões e tudo o que acontece em termos de novidades no mundo industrial, arte e sócio econômico , são direcionadas para o desenvolvimento de uma criação tendo ênfase nos manequins, que são um dos elementos mais fortes do contexto.
Enfim,Sylvia Demetresco mostra que o tema a ser exposto, precisa causar emoção, e isso só se consegue com muita arte que é acompanhada de vários conceitos que vão desde o equilíbrio dos objetos( simetria /assimetria), linhas, cores, formas, luzes...
Portanto, o sucesso de uma vitrine não se mede em função da venda que está dentro dela, mas no aumento de números de pessoas atraídas por ela.