Dissertações Defendidas - 2024

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração

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Título: Omnichannel em micro e pequenas empresas

Autor(a): Lucas Felipe Prudente Santiago
Orientador(a): Prof. Dr. Mauro Vivaldini
Data: 23/04/2024

Resumo: Com a crescente acessibilidade à dispositivos móveis e à internet, especialmente após a pandemia, observamos uma digitalização em ascensão do cotidiano das pessoas. Essa transformação tem impactado áreas como trabalho, estudos e relacionamentos, remodelando rotinas e formas de interação. Além disso, a maneira como produtos e serviços são consumidos também foi influenciada, abrindo novas oportunidades para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Em resposta a essa mudança, surgiram diversas estratégias para atrair e fidelizar clientes, com destaque para o omnichannel. O objetivo deste estudo foi identificar como as micro e pequenas empresas veem o omnichannel. Para isso, realizamos uma revisão da literatura sobre o tema e selecionamos empresas B2C de pequeno porte para participar do estudo. Classificamos a qualidade dos pontos de contato dessas empresas usando o método EMICA e conduzimos entrevistas com seus proprietários. Os principais resultados destacam o desconhecimento e a insegurança digital por parte dessas empresas, assim como um atendimento ao cliente limitado e pouco integrado. Também observamos baixa adoção de tecnologias digitais, como a falta de aplicativos para smartphones ou atendimento via redes sociais, além de pouca diversidade nas formas de pagamento online e desafios na entrega de produtos, incluindo a falta de serviços de entrega ou cobertura territorial limitada.

Palavras-chave: Omnichannel; Micro e pequenas empresas; SME.
Área de Concentração: Redes Organizacionais.
Linha de Pesquisa: Estratégias e Operações em Redes.

Título: Avaliação da qualidade do serviço em um hub logístico militar: aplicação do modelo servqual e propostas de melhoria

Autor(a): Stefany Santos Silva
Orientador(a): Prof. Dr. Marcio Cardoso Machado
Data: 18/06/2024

Resumo: As operações realizadas na prestação dos serviços são determinantes para a qualidade que será oferecida aos clientes. Contudo, a qualidade percebida pelos clientes é, em grande parte, afetada pelas expectativas que os mesmos clientes têm do serviço. A avaliação entre as expectativas e percepções da qualidade, portanto, pode revelar o grau de atendimento às necessidades dos clientes, bem como identificar oportunidades de aprimoramento com base nas lacunas identificadas. Hubs logísticos prestam serviços de armazenamento, distribuição e transporte de materiais e produtos e, por esse motivo, também são afetados pelas expectativas e percepções de seus clientes sobre a qualidade de suas operações. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre a expectativa e a percepção dos clientes em relação aos serviços oferecidos em um hub logístico de uma organização pública, para identificação de oportunidades de melhoria. Por decorrência desses objetivos, foi realizada uma revisão de literatura inicial para identificar os principais conceitos e teorias relacionados à expectativa, à percepção, aos serviços logísticos e à satisfação do cliente. Adicionalmente, realizou-se uma análise documental preliminar para coletar informações sobre os serviços oferecidos pelo hub logístico objeto de estudo, tais como políticas, regulamentos, normas, procedimentos e indicadores de desempenho. Para a avaliação dos gaps entre a expectativa e percepção da qualidade do hub logístico, foi utilizado um questionário aplicado a seus clientes. O questionário foi elaborado com base no modelo SERVQUAL, que é uma ferramenta amplamente utilizada para avaliar a qualidade de serviços. O modelo SERVQUAL considera cinco dimensões da qualidade de serviço: tangibilidade, confiabilidade, responsividade, segurança e empatia. Os resultados revelaram que todas as dimensões de avaliação apresentaram gaps negativos entre a qualidade esperada e a percebida e que que a tangibilidade do serviço oferecido apresenta o maior gap. Com base nos achados desta pesquisa, elaborou-se uma proposta com um conjunto de diretrizes para melhoria das operações e consequente melhoria de sua qualidade.

Palavras-chave: Cadeia de suprimento; qualidade em serviços; hub logístico; SERVQUAL.
Área de Concentração: Redes Organizacionais.
Linha de Pesquisa: Estratégias e Operações em Redes.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Estratégias e Operações em Redes.

Título: A comunicação entre stakeholders internos e externos no fornecimento de medicamentos para o serviço público de saúde no estado de São Paulo

Autor(a): Fábio Batista de Oliveira
Orientador(a): Profa. Dra. Angélica Lucia Carlini
Data: 19/06/2024

Resumo: Problemas de comunicação entre os principais stakeholders envolvidos no processo de compras de medicamentos têm causado transtornos no atendimento ao paciente em unidades de atendimento médico ambulatorial do Estado de São Paulo. O objetivo deste estudo é identificar as principais dificuldades encontradas nos processos de comunicação entre os profissionais de saúde e os fornecedores de medicamentos, ou seja, como se dá a comunicação entre stakeholders internos e externos, quais são seus pontos fortes e fracos e, principalmente, o que é possível fazer para que a comunicação atenda à necessidade de segurança do paciente no tratamento de saúde. Como referencial teórico foi escolhida a Teoria dos Stakeholders, por propor que stakeholders internos e externos devem atuar em conjunto, de forma concatenada, para que os resultados atinjam níveis ótimos de segurança e eficácia, e para que os cuidados com o paciente atinjam os objetivos de saúde que ele precisa ter. Para esta pesquisa foi escolhida como metodologia a coleta de dados por meio de entrevistas respondidas por stakeholders internos (servidores) e stakeholders externos (fornecedores). O questionário foi desenvolvido para ser aplicado aos dois grupos de stakeholders. A partir dos resultados obtidos com as entrevistas concluiu-se que o processo de comunicação interno e externo necessita de aprimoramento. Tanto na equipe interna quanto na equipe externa precisam aprimorar seus fluxos para garantir segurança e eficiência no tratamento do paciente. Esses resultados trazem como contribuição prática o entendimento dos problemas de comunicação institucional entre esses grupos de stakeholders. Para estudos futuros propõe-se considerar outras vertentes de comunicação, como, por exemplo, entre o fornecedor e setor financeiro, investigando quais são as principais dificuldades encontradas, quais são os principais gargalos da relação entre esses grupos.

Palavras-chave: Comunicação; efetividade; segurança; engajamento; stakeholder.
Área de Concentração: Redes Organizacionais.
Linha de Pesquisa: Redes, Organizações e Sociedade.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Redes, Organizações e Sociedade.

Título: Competitividade Das Empresas De Streaming Do Brasil

Autor(a): Eder Alberto Diegues
Orientador(a): Prof. Dr. José Celso Contador
Data: 26/06/2024

Resumo: O estudo envolve a investigação da competitividade empresarial e o entendimento de como as empresas obtém vantagem competitiva no segmento de streaming. Para tanto, adotou-se o modelo de CAC-Redes que proporciona as seguintes perguntas: O que torna uma empresa de streaming mais competitiva do que suas concorrentes? Quais vínculos dão vantagem competitiva à empresa da indústria brasileira de streaming? O mercado de streaming está em crescimento no mundo e no Brasil? O estudo procura suprir a lacuna de entender como essas empresas mantém-se competitivas nesse mercado. O trabalho identificou os fatores determinantes da competitividade das empresas de Streaming no Brasil e as causas de uma ser mais competitiva do que a outra. Os resultados indicaram forte correlação positiva dos vínculos interorganizacionais e uma empresa inserida em sua rede de negócios com seu grau de competitividade. A pesquisa ainda evidenciou a associação positiva entre intensidade tecnológica e grau de competitividade e apresentou evidências da importância das características do produto na competitividade. O trabalho disponibiliza para pesquisadores e dirigentes empresariais o comportamento competitivo das empresas de streaming do mercado brasileiro e contribui para o desenvolvimento do CAC-Redes e a corroboração de sua tese.

Palavras-chave: Estratégia Competitiva, Competitividade, Redes de Negócio, Vínculos Interorganizacionais, Tecnologias.
Área de Concentração: Redes Organizacionais.
Linha de Pesquisa: Estratégias e Operações em Redes
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Estratégias e Operações em Redes

Título: Problemas, desafios e soluções da implantação e uso de tecnologias em redes de reciclagem

Autor(a): Ana Paula Freitas de Lima
Orientador(a): Prof. Dr. Ernesto Michelangelo Giglio
Data: 05/12/2024

Resumo: O trabalho investiga os problemas, desafios e soluções da implantação e uso de tecnologias aplicadas a redes de reciclagem de resíduos sólidos domésticos e não orgânicos. A pesquisa se justifica porque as taxas de reciclagem são baixas, ao redor de 46% no mundo e 13% na América Latina, embora existam tecnologias possíveis de serem aplicadas. O primeiro passo consistiu em realizar revisão bibliográfica sobre tecnologia e reciclagem e verificou-se que a academia pouco contribuiu, até o momento para oferecer alternativas de modelos de adoção de tecnologias na rede de reciclagem. A tecnologia não aparece como hot topic nos artigos sobre reciclagem. Como teoria de base utilizam-se os conceitos de abordagem social de redes, economia circular, indústria 4.0 e redes de reciclagem. A pesquisa se caracteriza por ser qualitativa, descritiva e analítica. O plano de pesquisa consistiu nos seguintes passos: (a) Investigar a estrutura e funcionamento de redes de reciclagem; (b) Encontrar evidências dos problemas, desafios e soluções na implantação e uso de tecnologias de reciclagem; e (c) Organizar e interpretar os dados a partir da matriz teórica selecionada. Para a coleta realizaram-se entrevistas e coleta de dados de fontes secundárias, incluindo a análise de um caso. Para a realização das entrevistas seguiram-se os critérios éticos da plataforma Brasil, sobre anonimato, esclarecimento dos riscos e benefícios aos respondentes e apresentação do Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE). Os resultados da revisão bibliográfica, documentos secundários e projetos das empresas, entrevistas, mídias e estudo de caso indicaram que a adoção de tecnologias em reciclagem depende do fator humano, devido ao descompromisso dos empresários com a sustentabilidade e com a legislação brasileira e o descompromisso e desconhecimento dos consumidores sobre o descarte adequado. O governo edita leis sobre economia circular e reciclagem, mas falta fiscalização e suporte para as empresas sociais que atuam no setor, como as cooperativas. O benefício principal é contribuir para o conhecimento sobre as possíveis barreiras e soluções para o incremento da aplicação de tecnologias à tarefa de reciclagem. O benefício secundário é a oferta de uma matriz de indicadores de variáveis presentes na implantação e uso de tecnologia em redes de reciclagem, possível de ser utilizada em pesquisas e ações gerenciais.

Palavras-chave: Redes; Economia Circular; Reciclagem; Tecnologia; Problemas; Desafios; Soluções.
Área de Concentração: Redes Organizacionais.
Linha de Pesquisa: Redes, Organizações e Sociedade.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Redes, Organizações e Sociedade.

Título: Contribuição dos Fatores Críticos de Sucesso da Gestão de Projetos no Sucesso dos Projetos da Indústria de Defesa Brasileira, considerando os Aspectos da Indústria 4.0 e da Sustentabilidade

Autor(a): Juliano Sampaio Conegundes de Souza
Orientador(a): Prof. Dr. Mauro Luiz Martens
Data: 18/12/2024

Resumo: A indústria de defesa é vital para a segurança nacional e a economia, influenciada por políticas de segurança e fatores socioeconômicos. No Brasil, o aumento nas exportações do setor em 2023 reforça sua importância econômica. Projetos de defesa envolvem alta complexidade, grandes investimentos e desafios como atrasos e custos excedentes. A incorporação de tecnologias emergentes da Indústria 4.0 e o foco na sustentabilidade são fundamentais para o sucesso desses projetos. Neste contexto, os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) da Indústria 4.0 e da sustentabilidade tornam-se essenciais para a gestão e o sucesso dos projetos de defesa. Este estudo investiga os FCS que influenciam o sucesso dos projetos na indústria de defesa brasileira, com ênfase na Indústria 4.0 e sustentabilidade. A metodologia incluiu uma revisão sistemática da literatura de 2013 a 2023 nas bases Scopus e Web of Science, identificando FCS em três categorias: gestão de projetos de defesa, sustentabilidade e Indústria 4.0, além do sucesso em projetos. Esses fatores foram validados por acadêmicos e profissionais da indústria de defesa. A validação resultou na criação de protocolos de entrevistas e questionários, aplicados a um estudo de caso no projeto do submarino convencional brasileiro. Foram identificados 50 FCS distribuídos em três dimensões, considerados críticos para a execução eficaz e sustentável dos projetos. Esses fatores fornecem diretrizes práticas para gestores e uma base sólida para futuras pesquisas. Com base nos resultados, foi desenvolvido um modelo teórico-empírico e uma matriz que avalia o impacto dos FCS no sucesso dos projetos, identificando prioridades e áreas para maior investigação. O estudo apresenta implicações teóricas, práticas e políticas. No âmbito teórico, integra três elementos geralmente tratados isoladamente – FCS na gestão de projetos, sustentabilidade e Indústria 4.0 – preenchendo uma lacuna na literatura. A adaptação da matriz Nine Box como ferramenta analítica permite avaliar a importância e uso dos FCS, oferecendo uma metodologia para estudos futuros. No campo prático, o estudo fornece diretrizes para aprimorar a gestão de projetos de defesa, destacando a importância da sustentabilidade, eficiência operacional e qualidade. Sob a perspectiva gerencial, enfatiza a capacitação de gestores para equilibrar inovação tecnológica e responsabilidade social. A matriz Nine Box adaptada é apresentada como ferramenta estratégica para otimizar a alocação de recursos em fatores prioritários. No âmbito político, destaca-se a importância de políticas públicas e incentivos fiscais para modernizar a Base Industrial de Defesa, promovendo colaboração entre os setores público e privado. Essas iniciativas visam alinhar práticas sustentáveis e tecnológicas às metas de segurança nacional e desenvolvimento sustentável. O estudo contribui para o avanço teórico, propondo um modelo que conecta sustentabilidade, Indústria 4.0 e gestão de projetos, e oferece soluções práticas e políticas que fortalecem a indústria de defesa brasileira.

Palavras-chave: Gestão de Projetos; Sucesso de Projetos; Indústria de Defesa; Sustentabilidade; Indústria 4.0.
Área de Concentração: Redes Organizacionais.
Linha de Pesquisa: Estratégias e Operações em Redes.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Estratégias e Operações em Redes

Título: Engajamento em redes sociais e criação de valor para seguidores

Autor(a): Margarete Diegues
Orientador(a): Prof. Dr. Renato Telles
Data: 18/12/2024

Resumo: O avanço progressivo do uso de plataformas de mídia social vem demandando maior compreensão do fenômeno e, nesse sentido, provocando o debate acadêmico sobre o engajamento nas redes sociais. A velocidade da mudança tecnológica apresenta desafios adicionais para a administração e as empresas. A presente pesquisa visa contribuir sistematicamente para esse debate acadêmico, analisando, discutindo e sintetizando a literatura sobre engajamento em mídias sociais na perspectiva das métricas de mídias sociais e a criação de valor. O artigo confirma a natureza polissêmica e multidimensional do engajamento nas mídias sociais. Os objetivos são de analisar o papel das redes sociais como plataformas para a cocriação de valor, identificar os atores envolvidos no processo de cocriação de valor em mídias digitais e avaliar o impacto do engajamento na credibilidade da informação disseminada em plataformas digitais. Cada um desses objetivos específicos será abordado utilizando uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos, de forma a oferecer uma visão completa e robusta do fenômeno. A problemática deste estudo se concentra em como identificar e mensurar a cocriação de valor através do engajamento em mídias digitais.

Palavras-chave: Engajamento em redes sociais; Criação de valor; Teoria dos usos e gratificações; Lógica dominante de serviços.
Área de Concentração: Redes, Organizações e Sociedade.
Linha de Pesquisa: Redes, Organizações e Sociedade.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Redes, Organizações e Sociedade