Bibliografia On-line
Biblioteca
Administração
- BANAS QUALIDADE. Vicente Falconi : Usando o PDCA focado em resultados. Rio de Janeiro: 2015, p.28
- Código Civil Brasileiro
- Constituição da República Federativa do Brasil
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Desenvolvimento sustentável e o modelo de excelência da gestão. São Paulo: FNQ, 2017 PDF
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. eBook#1: Sistemas de gestão. São Paulo: FNQ. 2015 PDF
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. eBook#7: gestão de pessoas. São Paulo: FNQ, 2015 PDF PDF
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. eBook#13: satisfação dos clientes. São Paulo: FNQ, 2015 PDF
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. eBook#24: Novo modelo de excelência da gestão. São Paulo: FNQ, 2017 PDF
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. eBook#25: desenvolvimento sustentável. São Paulo: FNQ, 2017 PDF
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. eBook#27: Pensamento sistêmico. São Paulo: FNQ. 2017 PDF
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. eBook#28: gestão da inovação. São Paulo: FNQ, 2017 PDF
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. eBook#31: Gestão de fornecedores. São Paulo: FNQ, 2017 PDF
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. eBook#34: Guia prático Como desenvolver a liderança transformadora. São Paulo: FNQ, 2019
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. eBook#42: Guia prático de planejamento estratégico empresarial. São Paulo: FNQ. 2019
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. eBook#43: Guia prático Como desenvolver a liderança transformadora. São Paulo: FNQ, 2019
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Gestão por processos: eBook#6. São Paulo: FNQ, 2018 PDF
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Gestão sustentável. São Paulo: FNQ, 2015
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Modelo de excelência da gestão (MEG). Guia de referência da gestão para a excelência. 21. ed. São Paulo: FNQ, 2016 PDF
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Planejamento estratégico. São Paulo: FNQ PDF
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Sistema de Indicadores. São Paulo: FNQ PDF
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Guia Prático: aprenda como definir e utilizar os indicadores de desempenho. São Paulo: FNQ, 2018
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Gestão de Pessoas. São Paulo: FNQ 2014 PDF
- INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. Boas práticas em governança corporativa para empresas estatais. São Paulo: IBGC, 2020
- INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. Código das melhores práticas de governança corporativa. 5 ed. São Paulo: IBGC, 2015
- INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. Governança em empresas familiares: um estudo qualitativo. São Paulo: IBGC, 2020
- INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. Governança em privatizações. São Paulo: IBGC, 2020
- INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. Guia de orientação para melhores práticas de comitês de auditoria. São Paulo: IBGC
- INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. Modelo de regimento interno de conselho de administração. São Paulo: IBGC, 2008 PDF
- INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. Monitoramento de desempenho empresarial. São Paulo: IBGC, 2017
- GOMES, D. F. N.; BARBOSA, R. P.; MORAES, K. S.; TREVISAN, L. N. Âncoras de carreiras: revisão do conceito de mobilidade a partir de estudo com egressos do curso de administração em dois momentos. 2007 e 2010. Revista de Carreiras e Pessoas, v.03, n.1, p.50-62, 2013
- GOMES, D. F. N.; SALA, O. T. M.; TIEPPO, C. E. ; TREVISAN, L. N. Âncoras e metáforas de carreiras entre universitários. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v.6, n.4, p.106-123, 2012
- KARNOPP, L.B. Produções culturais de surdos: análise da literatura surda. Cadernos de Educação/ FAE/PPGE/UFPel. Pelotas, n.36, 155-174, maio/agosto, 2010
- KUBASKI, C.; MORAES, V.P. O bilinguismo como proposta educacional para crianças surdas PDF
- LEVIT, T. Miopia em marketing. Biblioteca da Universidade de Harvard, jul.1960 PDF
- MAGALDI, S.; SALIB NETO, J. Gestão do amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª revolução industrial. São Paulo: Gente, 2018
- MORITZ, Gilberto, PEREIRA, Maurício F. Processos decisórios. 2.ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2012 PDF
- MUNANGA, K. (org.). Superando o Racismo na escola. 2. ed. rev. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005 PDF
- SCHUSTER, M. de S.; DIAS, V da V. Plano de carreira nos sistemas de gestão público e privado: uma discussão a luz das teorias motivacionais. Revista de Administração IMED, v.l 2, n, p. 1-17, 2016
- SEBRAE. Como elaborar um plano de negócios. Brasilia: Sebrae. 2013 PDF
- RAMOS, C. R.Libras: A língua de Sinais dos Surdos Brasileiros PDF
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- ANDERSON, R.; HANSELMAN, S. Intro to ASP.NET MVC 4 with Visual Studio (Beta). Microsoft Corporation, 2012 PDF
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Requisitos ergonômicos para trabalho de escritórios com computadores NBR 9241-11. Rio de Janeiro: ABNT, 2002
- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil
- BRASIL. Decreto-lei n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, e o art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000
- BRASIL. Ministério da Educação; SALLES, H. M. M. L. Ensino da Língua Portuguesa para Surdos: Caminhos para a prática pedagógica. Brasília: MEC, 2004. v.1 v.2
- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: v.4: Ciências Naturais. 3.ed. Brasília: MEC SEF, 2001 PDF
- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. v.9: Meio ambiente e saúde. 3.ed. Brasília: MEC SEF, 2001 PDF
- DE LA TORRE. C.; CARMONA, D. .NET Technology guide for business applications. Washington: Microsoft Press, 2013 PDF
- DICIONÁRIO de Libras – Língua Brasileira de Sinais
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. eBook#7: Gestão de pessoas. São Paulo: FNQ, 2015
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. eBook#13 : Satisfação dos clientes: São Paulo: FNQ, 2015
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE.eBook#25: Desenvolvimento sustentável. São Paulo: FNQ, 2017
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. eBook#28: Gestão da inovação. São Paulo: FNQ, 2017
- FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE.eBook#31: Gestão de fornecedores . São Paulo: FNQ, 2017
- INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS
- ROCHA, H. V.; BARANAUSKAS, M. C. Design e avaliação de interfaces humano-computador. Campinas: Nied-Unicamp, 2003
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
- BACCEGA, M. A. Recepção: nova perspectiva nos estudos de comunicação. Comunicação & Educação, v. 4, n. 12, 2007 PDF
- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil
- BRASIL. Lei n. 8.069, de 1990, Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências
- BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
- BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Plano Nacional de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das relações Etnicorraciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Ministério da Educação e Cultura: Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
- BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”
- BRASIL. Lei n. 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis n. 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003
- BRASIL. MEC – Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP 3/2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, MEC, 2004 PDF
- COUTINHO, C. N. Cidadania e modernidade. Perspectiva Revista de Ciências Sociais. Universidade Estadual Paulista – UNESP, p.41-59, 1999
- DICIONÁRIO de Libras – Língua Brasileira de Sinais
- GIL, Camila e CAMPOMAR, Marcos C. Analisando VALS como Instrumento de Segmentação PDF
- IANNI, O. O preconceito racial no Brasil. Estudos Avançados. 2004 PDF
- MUNANGA, K. (org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. rev. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 1999/2005 PDF
- PERUZZO, C. M. K. Comunicação comunitária e educação para a cidadania, 1999
- REZENDE FILHO, C. B.; CÂMARA NETO, I. A. A evolução do conceito de cidadania. Departamento de Ciências Sociais e Letras. Universidade de Taubaté
- VIEIRA, L. Cidadania e Sociedade Civil no Espaço Público Democrático
Engenharia Aeronáutica
- Brasil. Agencia nacional de Aviação Civil – ANAC. IAC 3132: Manual de procedimentos para inspeção em empresas de manutenção aeronáutica. Departamento de Aviação Civil, DAC, 1993. PDF
- Brasil. Agencia nacional de Aviação Civil – ANAC. IAC 3133 Instruções para preenchimento do formulário Segvoo 001. Departamento de Aviação Civil, DAC. In: Instrução suplementar –IS: IS n. 43.9-001- revisão A. PDF
- Brasil. Agencia nacional de Aviação Civil – ANAC. IAC 3149 Requisitos para uso e preenchimento do certificado de liberação autorizada, Formulário Segvoo 003. In: Instrução suplementar –IS: IS n. 43.9-002- revisão A. PDF
- Brasil. Agencia nacional de Aviação Civil – ANAC. IAC 3150 Dados técnicos e registros utilizados para modificações e reparos. Departamento de Aviação Civil, DAC. In: ANAC. Manual de procedimentos MPR 900: volume: volume 4, revisão 05. PDF
- Brasil. Agencia nacional de Aviação Civil – ANAC. Regulamentação Brasileira de Homologação Aeronáutica - BHA.
- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil.
- BRASIL. Decreto-lei n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, e o art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
- BRASIL. Lei n. 8.069, de 1990, Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
- BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
- BRASIL. Lei n. 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Ministério da Educação e Cultura: Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
- BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
- BRASIL. Lei n. 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis n. 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003
- BRASIL. Ministério da Educação; SALLES, H. M. M. L. Ensino da Língua Portuguesa para Surdos: Caminhos para a prática pedagógica. Brasília: MEC, 2004. v.1 v.2.
- BRASIL. Plano Nacional de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das relações Etnicorraciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. PDF
- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. v. 4: Ciências Naturais. 2.ed. Brasília: MEC SEF, 2000. PDF
- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. v. 9: Meio ambiente. Brasília: MEC SEF, 1997. PDF
- Diretrizes Curriculares Nacionais para A Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. MEC, Brasília: 2004. PDF
- FLORES, E. C. Nós e eles: etnia, etnicidade, etnocentrismo. In: Maria Nazaré T. Zenaide; Rosa M. G. Silveira; Adelaide A. Dias. (Org.). Direitos humanos: capacitação de educadores. João Pessoa: MEC/ UFPB, 2008. p. 21-40. PDF
- LIMA, M. E. O.; VALA, J. As novas formas de expressão do preconceito e do racismo. Estudos de Psicologia (Natal), dez. 2004, v.9, n.3, p.401-411.
- MUNANGA, K. (org.). Superando o racismo na escola. 2.ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 60-65. PDF
- PINHEIRO, L. (et. al.). Retrato das desigualdades de gênero e raça. 3.ed. Brasília: Ipea: SPM: UNIFEM, 2008. 36 p. PDF
- ROSA, A. da S. Entre a visibilidade da tradução da língua de sinais e a (in)visibilidade da tarefa do intérprete. Rio de Janeiro: Arara-Azul, 2008. PDF
- SANTOS, H.; QUEIROZ, R. A representação da diversidade étnico-racial e de gênero no livro didático do ensino fundamental brasileiro. Pesquisa em Debate. Edição 11, v.6, n.2, jul/dez 2009
- SÃO PAULO. Secretaria de Meio Ambiente. Conceitos para se fazer educação ambiental. 3.ed. São Paulo: COEA/SEMA, 1999. PDF
- SERRANO, A. Análise conceitual da aeroelasticidade, fenômenos aeroelásticos e tecnologia da asa aeroelástica ativa. Revista Conex SIPAER, v. 1, n. 2, mar. 2010.
Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica)
- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil
- BRASIL. Lei n. 8.069, de 1990, Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências
- BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
- BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências
- BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”
- BRASIL. Lei n. 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis n. 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003
- BRASIL. MEC – Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP 3/2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, MEC, 2004 PDF
- BRASIL – MEC. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. MEC, Brasília: 2004 PDF
- BRASIL. Plano Nacional de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das relações Etnicorraciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana PDF
- DE PAULA, M. HERINGER, R. (orgs.) Caminhos convergentes: Estado e Sociedade na Superação das Desigualdades Raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Boll, ActionAid, 2009 PDF
- FLORES, E. C. Nós e eles: etnia, etnicidade, etnocentrismo. In: Maria Nazaré T. Zenaide; Rosa M. G. Silveira; Adelaide A. Dias. (Org.). Direitos humanos: capacitação de educadores. João Pessoa: MEC/ UFPB, 2008. p. 21-40 PDF
- LIMA, M. E. O.; VALA, J. As novas formas de expressão do preconceito e do racismo. Estudos de Psicologia (Natal), dez. 2004, v.9, n.3, p.401-411
- MUNANGA, K. (org.). Superando o racismo na escola. 2.ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 60-65 PDF
- PINHEIRO, L. (et. al.). Retrato das desigualdades de gênero e raça. 3.ed. Brasília: Ipea: SPM: UNIFEM, 2008. 36 p PDF
- SANTOS, H.; QUEIROZ, R. A representação da diversidade étnico-racial e de gênero no livro didático do ensino fundamental brasileiro. Pesquisa em Debate. Edição 11, v.6, n.2, jul/dez 2009
Engenharia Elétrica
- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil
- BRASIL. Decreto-lei n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, e o art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000
- BRASIL. Lei n. 8.069, de 1990, Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências
- BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
- BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Ministério da Educação e Cultura: Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
- BRASIL. Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”
- BRASIL. Lei n. 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis n. 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e 10.778, de 24 de novembro de 2003
- BRASIL. MEC – Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP 3/2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, MEC, 2004 PDF
- BRASIL. MEC. Plano Nacional de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das relações Etnicorraciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana PDF
- DE PAULA, M. HERINGER, R. (orgs.) Caminhos convergentes: Estado e Sociedade na Superação das Desigualdades Raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Boll, ActionAid, 2009 PDF
- Diretrizes Curriculares Nacionais para A Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. MEC, Brasília: 2004 PDF
- DOMINGUES, P. Ações afirmativas para negros no Brasil: o início de uma reparação histórica. Revista Brasileira de Educação, ago. 2005, n.29, p.164-176
- FLORES, E. C. Nós e eles: etnia, etnicidade, etnocentrismo. In: Maria Nazaré T. Zenaide; Rosa M. G. Silveira; Adelaide A. Dias. (Org.). Direitos humanos: capacitação de educadores. João Pessoa: MEC/ UFPB, 2008. p. 21-40 PDF
- LIMA, M. E. O.; VALA, J. As novas formas de expressão do preconceito e do racismo. Estudos de Psicologia (Natal), dez. 2004, v.9, n.3, p.401-411
- MUNANGA, K. (org.). Superando o racismo na escola. 2.ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 60-65
- PINHEIRO, L. (et. al.). Retrato das desigualdades de gênero e raça. 3.ed. Brasília: Ipea: SPM: UNIFEM, 2008. 36 p PDF
- SANTOS, H.; QUEIROZ, R. A representação da diversidade étnico-racial e de gênero no livro didático do ensino fundamental brasileiro. Pesquisa em Debate. Edição 11, v.6, n.2, jul/dez 2009
Estética e Cosmética
- Araújo, J. Z. O negro na dramaturgia, um caso exemplar da decadência do mito da democracia racial brasileira. Revista de Estudos Feministas, dez. 2008, v.16, n.3, p.979-985.
- BRASIL. Decreto n. 79.094, de 05 de janeiro de 1977. Regulamenta a Lei n. 6.360, de 23 de setembro de 1976, que submete a sistema de vigilância sanitária os medicamentos, insumos farmacêuticos, drogas, correlatos, cosméticos, produtos de higiene, saneamento e outros. Brasília: Diário Oficial da União, 1977.
- BRASIL. ANVISA. Resolução RDC n. 79. Brasília: Diário Oficial da União, 2000.
- BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual operacional para comitês de ética em pesquisa. 4.ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. PDF
- BRASIL. Ministério da Saúde. Ações e Programas.
- BRASIL. Ministério da Saúde. SUS 20 anos. Brasília: CONASS, 2009. PDF
- BRASIL. Ministério da Saúde. O SUS de A a Z: garantindo saúde nos municípios. Ministério da Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. 3.ed. edição. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009. PDF
- BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
- BRASIL. Resolução n. 1, de 17 de Junho de 2004. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP 3/2004 – Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, MEC, 2004. PDF
- BRASIL. Lei n. 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Ministério da Educação e Cultura: Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
- BRASIL. Estatuto da Igualdade Racial. Lei n. 12.288, de 20 de julho de 2010.
- Coelho, W. N. B. Só de corpo presente: o silêncio tácito sobre cor e relações raciais na formação de professoras no estado do Pará. Revista Brasileira de Educação, abr. 2007, v.12, n.34, p.39-56. PDF
- Domingues, P. Ações afirmativas para negros no Brasil: o início de uma reparação histórica. Revista Brasileira de Educação, ago. 2005, n.29, p.164-176.
- Ianni, O. Dialética das relações raciais. Estudos Avançados, abr. 2004, v.18, n.50, p.21-30.
- Lima, M. E. O.; Vala, J. As novas formas de expressão do preconceito e do racismo. Estud. psicol. (Natal), dez. 2004, v.9, n.3, p.401-411.
- MUNANGA, K. (org.). Superando o racismo na escola. 2.ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. PDF
- NAÇÕES UNIDAS. Diretos Humanos: a carta universal dos direitos humanos. Nº 2. Rev. 1. 1993. PDF
- Oliveira, O. V. de; Miranda, C. Multiculturalismo crítico, relações raciais e política curricular: a questão do hibridismo na Escola Sarã. Revista Brasileira de Educação, abr. 2004, n. 25, p. 67-81.
- Paixão, M.; Gomes, F. Histórias das diferenças e das desigualdades revisitadas: notas sobre gênero, escravidão, raça e pós-emancipação. Revista de Estudos Feministas, dez. 2008, v.16, n.3, p.949-969.
- Valente, A. L. Ação afirmativa, relações raciais e educação básica. Revista Brasileira de Educação, abr. 2005, n.28, p.62-76. PDF
- Veiga, C. G. Escola pública para os negros e os pobres no Brasil: uma invenção imperial. Revista Brasileira Educação, dez. 2008, v.13, n.39, p.502-516.
- UNIP. Guia de normalização para apresentação de trabalhos acadêmicos da Universidade Paulista. São Paulo: UNIP, 2021.