Narrativas Sonoras Digitais Interativas

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Ementa

Rádio e Memória – história e evolução tecnológica: Brasil, Espanha e Itália. Linguagem radiofônica multimídia. Produtos culturais radiofônicos em multimídia. Conceito de linguagem sonora. As paisagens sonoras de Murray Schafer. Os efeitos sonoros e sua configuração espaço-temporal. Novos modelos de produtos culturais de narração sonora. Digital storytelling. Interatividade. Peças radiofônicas digitais interativas.

Bibliografia

ADAMI, Antonio. O rádio com sotaque paulista – pauliceia radiofônica. São Paulo: Mérito editora, 2014.
____. Produção e memória radiofônica de São Paulo como Patrimônio Cultural Imaterial. Documentación de las Ciencias de la Información, v. 43, p. 57-62. Madrid: Ediciones Complutense, 2020. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/DCIN/issue/view/3598.
GERTRÚDIX, Manuel; GERTRÚDIX, Felipe; GARCÍA, Francisco. El lenguaje sonoro en los relatos digitales interactivos. CIC. Cuadernos de Información y Comunicación. Madrid:Ediciones Complutense, 2017.Disponível em: http://dx.doi.org/10.5209/CIYC.55972.
ESPINOSA, Pastora Moreno; SAN MIGUEL, Aránzazu Román. Podcasting y periodismo. Del periodismo radiofónico de inmediatez a la información radiofónica de calidad. Estudios sobre el Mensaje Periodístico. Madrid: Ediciones Complutense, 2019. Disponível em: https://dx.doi.org/10.5209/esmp.67303.
ORIHUELA, J. L. Los medios después de internet. Barcelona: Editorial UOC, 2015.
PASCUAL, Juan Antonio. El podcasting en España: de espejo de las radios a formato de éxito. Disponível em: https://computerhoy.com/reportajes/entretenimiento/podcasting-espana-espejo-radios-formato-exito-351773, (2019).
SINTON, Maureen. No Longer One-to-Many: How Web 2.0 Interactivity is Changing Public Service Radio’s Relationship with its Audience. Journal of Radio & Audio Media.   Broadcast Education Association. Washington, DC: Broadcast Education Association- BEA, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/19376529.2017.1370713.
SOCOLOW, Michael J. Ondas da história do rádio: ativismo na mídia e historiografia da rede nacional de rádio nos Estados Unidos. Journal of radio and Audio media. Broadcast Education Association. Washington, DC: Broadcast Education Association- BEA, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/19376529.2020.1777132, 2020.
THOMPSON, John B. Mediated Interaction in the Digital Age. Theory, Culture & Society. Vol. 37(1). United Kingdom – UK: University of London, 2020. Disponível em: journals.sagepub.com/home/tcs. Acesso em 12 de janeiro de 2021.
YARON, Ariel & AVIDAR, Ruth. Information, Interactivity, and Social Media. Atlantic Journal of Communication. Philadelphia, PA: Taylor & Francis, Inc., 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15456870.2015.972404.
ZAPATERO, María Dolores Cáceres; SEÑÁN, Gaspar Brändle; SAN ROMÁN, José Antonio Ruiz. Historia y Comunicación Social. Madrid: Ediciones Complutense, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5209/HICS.55910.