Ementa
Os fenômenos e produtos da cultura midiática em sua configuração com as linguagens sonoras e audiovisuais, especialmente o documentário; suas consequências nas formas de sensibilidade (fruição e performance) e nas poéticas sonoras e musicais. O papel das trilhas musicais e suas interfaces das linguagens midiáticas, sobretudo as audiovisuais. As tecnologias audiovisuais e suas consequências na escuta. A relação entre mídia e memória. As trilhas musicais como construção (artística) da memória. Movência e originais múltiplos: processos de semantização no audiovisual. O documentário como veículo de transmissão da memória. Signos da memória no documentário. As performances da memória no audiovisual.
Bibliografia
BAITELLO JR. N. Imagem e emoção: movimentos exteriores e interiores. In: BAITELLO JR., N.; WULF, C. (orgs.): Emoção e imaginação: Os sentidos das imagens em movimento. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.
BALTAR, Mariana. Realidade lacrimosa: diaÌlogos entre o universo do documentaÌrio e a imaginação melodramaÌtica. 2007. 278 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de PoÌs-Graduação em Comunicação, UFF, NiteroÌi, 2007.
CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Texto & Grafia, 2008.
GAUTHIER, Guy. O documentário: um outro cinema. Campinas: Papirus, 2011.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memoÌria: arquitetura, monumentos, miÌdia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
IAZZETTA, F. Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva, 2009.
LAUS, Egeu. A história do design das capas de disco no Brasil, 2006. Revista Arcos, número único, 1998. p 1 Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 102-126. Disponível em: https://docplayer.com.br/6179325-A-capa-de-disco-no-brasil-os-primeiros-anos.html
LOTMAN, I. et al. Ensaios de semiótica soviética. Lisboa: Horizonte, 1988.
____ La semiosfera, vol. I. Semiótica de la cultura y del texto (Trad. Desiderio Navarro). Madri: Cátedra, 1996.
____ La semiosfera, vol. II. Semiótica de la cultura, del texto, de la conducta y del espacio. (Trad. Desiderio Navarro). Madri: Cátedra, 1998.
____ La semiosfera, vol. III. Semiótica de las artes y la cultura (Trad. Desiderio Navarro). Madri: Cátedra, 2000.
MacDOUGALL, David. Transcultural cinema. New Jersey: Princeton University Press, 1998.
MENDES, G. Música, cinema do som. São Paulo: Perspectiva, 2013.
POLLAK, Michael. MemoÌria, Esquecimento, SileÌ‚ncio. Revista Estudos HistoÌricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989.
OBICI, G. A condição da escuta. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2008.
SACKS, O.: Alucinações musicais. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memoÌria e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
SCHAFER, R. M.. A afinação do mundo. São Paulo: Edunesp, 2001.
TOMAIM, Cássio dos Santos. O documentário como mídia de memória. Significação - Revista de Cultura Audiovisual. São Paulo, vol. 43, n. 45, 2016, p. 96-114.
VALENTE, H. As vozes da canção na mídia. São Paulo: Via Lettera; FAPESP, 2003.
ZUMTHOR, P. Escritura e nomadismo. São Paulo: Ateliê, 2005.
_____Performance, recepção, leitura. São Paulo:Cosac & Naify, 2014.