Ementa
O debate sobre a voz, a política, a memória e a subjetividade no documentário. Num primeiro momento, a hierarquia de vozes e sua dimensão política como alicerces de uma tradição teórica. Em seguida, as transformações que essa teoria apresentou ao incorporar as discussões sobre memória e a importância da subjetividade.
Bibliografia
- BALTAR, Mariana. Realidade lacrimosa: diaÌlogos entre o universo do documentaÌrio e a imaginação melodramaÌtica. 2007. 278 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de PoÌs-Graduação em Comunicação, UFF, Niterói, 2007.
- BERNARDET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. São Paul: Companhia das Letras, 2003.
- FREIRE, Marcius. A questão do autor do cinema documentário. Significação - Revista Brasileira de Semiótica. São Paulo, nº 24, dezembro de 2005, p.43-59.
- GAINES, Jane M. Political mimesis. In: GAINES, Jane M. & RENOV, Michael (orgs.). Collecting Visible Evidence. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1999.
- NICHOLS, Bill. Representing reality: issues and concepts in documentary. Bloomington: Indiana University Press, 1991.
- NICHOLS, Bill. A voz no documentário. In: RAMOS, Fernão (org.). Teoria contemporânea do cinema, vol. 2. São Paulo: Senac, 2005.
- RENOV, Michael. Investigando o sujeito: uma introdução. In: MOURÃO, Maria Dora & LABAKI, Amir (orgs.). São Paulo: Cosac Naify, 2005.
- RODRIGUES, Laecio Ricardo. Notas sobre o dispositivo no documentário contemporaÌ‚neo. Galáxia, n. 30, 2015, p. 138-148.
- TEIXEIRA, Francisco Elinaldo. Cinemas "não narrativos": experimental e documentário - passagens. São Paulo: Alameda, 2012.
- TOMAIM, Cássio dos Santos. O documentário como mídia de memória. Significação - Revista de Cultura Audiovisual. São Paulo, vol. 43, n. 45, 2016, p. 96-114.
- MINH-HÁ, Trinh T. . Documentary is/not a name. October, Vol. 52, 1990, p. 76-98.
- WATERSON, Roxana. Trajectories of memory: documentary film and the transmission of testimony. History and Anthropology. Londres: Routledge, vol. 18, nº 1, 2007, p. 51-73.