Poder, Mídia e Cultura Digital

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação

Ementa:

Refletir sobre as relações de poder na esfera pública interconectada. Estudar a complexidade dos sistemas de comunicação e as representações das práticas político-culturais no ambiente midiático. Estudar os conceitos de cultura digital, ciberespaço, novas temporalidades e convergência midiático-tecnológica. Analisar as práticas políticas em processo de produção, circulação e consumo no ambiente digital.

Bibliografia:
Livros:
BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
BRAGA, S.; SILVEIRA, S. A.; PENTEADO, C. Cultura, Política e Ativismo nas Redes. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2014.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 7.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. 42.ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
GOHN, M. da G. Manifestações e protestos no Brasil: correntes e contracorrentes na atualidade. São Paulo: Cortez, 2017.
MIGUEL, L. F. Consenso e conflito na democracia contemporânea. São Paulo Editora Unesp, 2017.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho: uma teoria da comunicação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
SOLANO, E.; ROCHA, C. As direitas nas redes e nas ruas: a crise política no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2019.
Artigos e Capítulos de Livros:
FRAGOSO, S.; RECUERO, R; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para a internet. Porto Alegre: Sulina, 2016.
GERBAUDO, P. Social media and populism: an elective affinity?. Media, Culture & Society, v. 40, n. 5, p. 745-753, 2018.
SOARES, F. B.; RECUERO, R.; ZAGO, G. Influencers in Polarized Political Networks on Twitter. In: Proceedings for the International Conference for Social Media and Society. Copenhagen, Denmark, 2018.