Ementa:
Estudos de televisão e do audiovisual: abordagens históricas e metodológicas; Perspectivas teóricas: dos estudos culturais aos modos de consumo transmidiáticos; Produtos televisivos, suas características e transformações; TV, memória e nostalgia. Narrativas ficcionais contemporâneas; Transmedia Storytelling; Estudos de audiência e de fãs; Televisão e tecnologias digitais: modos de produção e de consumo.
Bibliografia:
- Livros e Artigos:
- BENJAMIN, Walter. A obra de Arte na Época de suas Técnicas de Reprodução. In: GRÜNEWALD, José Lino. A Idéia do Cinema. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969, p. 55-95.
- BOOTH, Paul. Digital fandom. Nova Iorque: Peter Lang Publishing, 2010.
- FREIRE FILHO, João. Por uma nova agenda de investigação da história da TV no Brasil. Contracampo. N. 10/11, 2004. Disponível em: http://www.contracampo.uff.br/index.php/revista/article/view/538
- GOSCIOLA, Vicente. Narrativa transmídia: conceituação e origens. In: CAMPALANS, Carolina; RENÓ, Denis; GOSCIOLA, Vicente. (ed.) Narrativas Transmedia - Entre Teorías y Prácticas. Barcelona: editorial UOC, 2014.
- HILLS, Matt. O Fandom como Objeto e os Objetos do Fandom. Entrevista a Clarice Greco. MATRIZes. V. 9, n. 1, 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/100678
- JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
- LOPES, Maria Immacolata Vassallo. A Telenovela Brasileira: uma Narrativa Sobre a Nação. Comunicação & Educação, v.26. São Paulo, jan/abr, 2003. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37469
- MACHADO; Arlindo; VÉLEZ, Marta Lucia. Questões metodológicas relacionadas com a análise de televisão. Revista E-compós, abril-2007. Disponível em: http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/123/124
- MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos Meios às Mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.
- MASSAROLO, Carlos; MESQUISTA, Dario. Reflexões teóricas e metodológicas sobre as narrativas transmídia. Lumina, vol 8., no 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21123
- MITTELL, Jason. Complexidade Narrativa na Televisão Americana Contemporânea. Revista MATRIZes. Ano 5. No 2, 2012. https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38326
- SANDVOSS, Cornel. Quando Estrutura e Agência se Encontram: os fãs e o poder. Ciberlegenda, n. 28. 1, 2013. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/36927
- SILVA, Marcel Vieira Barreto. Origem do Drama Seriado Contemporâneo. MATRIZes. v.9. no.1. São Paulo, jan/jun 2015. Pp. 127-143. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/100677
- SILVERSTONE, Roger. Television and Everyday Life. London: Routledge, 1994.
- REZENDE, Humberto de Campos; GOMIDE, João Victor Boechat. Maratonas de vídeo e a nova forma dominante de se consumir e produzir séries de televisão. Revista Lusófona de Estudos Culturais, vol. 3, n. 2, 2017, pp. 73 - 87. Disponível em: http://www.rlec.pt/index.php/rlec/article/view/178
- STRAUBHAAR, Joseph. Brazilian Television: the decline of American influence. Communication Research. Vol. 11, No. 2. Abril, 1984. Pp. 221-240.
- WOLTON, Dominique. O Elogio do Grande Público: uma teoria crítica da televisão. São Paulo: Ática, 1996.
- Bibliografia complementar:
- BALTAZAR, Andréa. “Mito, Mídia e Magia. O Encantamento da Televisão na Cultura Brasileira Contemporânea. Idéias. Revista do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Ano 14 (1/2), 2007.
- GWENLLIAN-JONES, Sarah e PEARSON, Roberta. Cult Television. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2004.
- KEHL, Maria Rita. Televisão e Violência do Imaginário. In: BUCCI, Eugenio e KEHL, Maria Rita. Videologias. São Paulo: Boitempo, 2004. pgs 87-106.
- LOPES, Maria Immacolata Vassalo de (org). Estratégias de Transmidiação na Ficção Televisiva. São Paulo: Sulina, 2013.
- MACHADO, Arlindo. A Televisão Levada a Sério. São Paulo: Senac, 2000.
- MULGAN, Geoff. Television's Holy Grall: Seven Types of Quality. In MULGAN, Geoff. The Question of Quality. Londres: British Film Institute, 1990.