- Ementa:
- Estudo dos conceitos de cultura digital, ciberespaço, novas temporalidades e convergência midiático-tecnológica. Análise das práticas midiáticas em processo de produção, circulação e consumo no ambiente digital. Métricas e indicadores para o estudo das redes de publicação (big datas, algoritmos, filtro-bolha, bots e ciborgues). Metodologia para análise das redes sociais.
- Bibliografia:
- BARBOSA, M.; RÊGO, A. R.; SACRAMENTO, I. A Construção Intencional da Ignorância: o Mercado das Informações Falsas. Rio de Janeiro: Mauad, 2020.
BRUNO, F. G.; BENTES, A. C. F.; FALTAY, P. Economia psíquica dos algoritmos e laboratório de plataforma: mercado, ciência e modulação do comportamento. Revista FAMECOS, 26(3), e33095.
FAVA, G.; PERNISA JÚNIOR, C. Filtro bolha: como tecnologias digitais preditivas transformam a comunicação mediada por computador. Revista Eco Pós, v. 16, n. 2, 2017.
JENKINS, H. Cultura de Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
KITCHIN, R. The data revolution: big data, open data, data infrastructures and their consequences. London: Sage, 2014.
LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. Trad. Maria L. Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
ORSI, S.; RIBAS, L. Quem são os algoritmos? MAGALHÃES, M. et al. (Orgs.). Constelações do Ativismo em Rede. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2018.
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SOARES, F. B.; RECUERO, R.; ZAGO, G. Influencers in Polarized Political Networks on Twitter. In: Proceedings for the International Conference for Social Media and Society. Copenhagen, Denmark, 2018.