Dissertações Defendidas - 2024

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia

Título: Toxicidade dos monômeros funcionais e sua influência na liberação de citocinas inflamatórias pelas células pulpares

Autor(a): Fabiana Dubau Cavallaro Mota
Orientador(a): Prof. Dr. Adriano Fonseca de Lima
Data: 25/06/2024

Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a citotoxicidade de monômeros funcionais em células da polpa dental humana (CPDH). Para isso, CPDH foram isoladas de terceiros molares humanos saudáveis. Os monômeros 10-metacriloiloxidecil dihidrogenofosfato (10-MDP) e glicerofosfato dimetacrilato (GPDM) foram diluídos em dimetilsulfóxido (DMSO) para obter diferentes concentrações. CPDH (10 x 104células por poço) foram semeadas em placas de 24 poços e incubadas a 37 °C e 5% COâ‚‚ por dois dias. As células foram então expostas às diferentes concentrações dos monômeros diluídos em meio de cultura por 24 horas. Após esse período, a viabilidade celular foi analisada utilizando o reagente metiltetrazolium (MTT) e o tipo de morte celular foi avaliado por citometria de fluxo. Os dados foram tabulados e analisados utilizando a Análise de Variância (ANOVA) de um critério. Os resultados mostraram que baixas concentrações de MDP e GPDM não causaram redução significativa na viabilidade celular. No entanto, a concentração de 3 mM de 10-MDP resultou em uma redução de aproximadamente 50% na viabilidade celular, enquanto o GPDM, mesmo na concentração de 4 mM, causou apenas uma redução discreta (20%). As citocinas foram avaliadas através da plataforma MAGPIX e ambos os monômeros influenciaram a liberação das citocinas inflamatórias analisadas, com variações na quantidade desses mediadores. Pode-se concluir que o aumento na concentração dos monômeros 10-MDP e GPDM pode influenciar a viabilidade celular. O 10-MDP apresentou uma toxicidade mais acentuada que o GPDM, com uma redução significativa da viabilidade celular (<50%) na concentração de 3 mM. Observou-se um leve aumento na morte celular em concentrações mais altas (3 mM para MDP, 4 mM para GPDM), sendo a morte predominantemente por apoptose, sem um aumento significativo de necrose. Além disso, os monômeros afetaram a liberação de citocinas inflamatórias pelas células pulpares, com essa influência sendo dependente do material utilizado.

Palavras-chave: 10-MDP, GPDM, mediadores.
Área de Concentração: Clínica Odontológica.
Linha de Pesquisa: Prevenção, terapêutica e materiais relacionados às condições do sistema estomatognático.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Pesquisa em biomateriais odontológicos.

Título: Comportamento de dois diferentes retentores intrarradiculares com diferentes estratégias de união

Autor(a): Camila Orlinda Andrade Gusmão
Orientador(a): Prof. Dr. Alfredo Mikail Melo Mesquita
Data: 28/06/2024

Resumo: Objetivo: O estudo teve por objetivo avaliar a interface adesiva e o modo de falha de incisivos bovinos tratados endodonticamente e restaurados com pinos de fibra de vidro anatomizados e pinos CAD/CAM, frente a diferentes estratégias de união. Métodos: 60 canais radiculares de incisivos bovinos foram tratados endodonticamente, desobturados e preparados para confecção dos pinos, bem como padronizados em 10 mm de comprimento para o retentor. Os dentes foram divididos aleatoriamente em quatro grupos: (G1) Fibra de vidro anatomizados e cimentados com Cimento Resinoso Autoadesivo Dual (grupo controle); (G2) Pinos anatomizados cimentados com Cimento Universal; (G3) Compósito de fibra de vidro fresado cimentado com Cimento Dual; (G4) Compósito de fibra de vidro fresado cimentado com Cimento Universal. Após a cimentação dos pinos e armazenamento por sete, dias a 37Cº, cada amostra foi cortada, obtendo-se três fatias de 2mm de cada terço (coronal, médio e apical). Os terços foram submetidos ao ensaio mecânico de Push Out em máquina de teste universal, à velocidade de 0,5 mm/min até a falha. As interfaces pós-cimentação e os modos de falha foram avaliados e classificados por meio de microscopia eletroÌ‚nica de varredura (MEV). Os dados obtidos foram submetidos ao teste de normalidade Kolmogorov-Smirnov. Também foi realizado o teste de Bartley, para homogeneidade das variâncias dos terços e de esfericidade de Maurchly, para o fator medida repetida e o teste ANOVA de medidas repetidas. Foram encontradas diferenças estatísticas entre os tipos de pino, sendo os grupos fresados similares entre si e com valores de união superiores aos pinos anatomizados, que também foram similares entre si. Não houve diferença estatística entre os terços e a relação da estratégia de cimentação utilizada.

Palavras-chave: PushOut; Cimentos Resinosos Universais; Estratégia Adesiva.
Área de Concentração: Clínica Odontológica.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Pesquisa em biomateriais odontológicos.

Título: Descontaminação de Alinhadores Termoplásticos Removíveis: Comparação entre a luz UV-C e Métodos Convencionais

Autor(a): Cintia Riva Neves
Orientador(a): Prof. Dr. Luciano Lauria Dib
Data: 28/06/2024

Resumo: Diferentes métodos são recomendados para a higienização dos aparelhos termoplásticos removíveis (ATR), sendo o uso de pastilha efervescente e escovação com dentifrício os mais frequentes. O uso da luz UV-C tem sido apresentado como uma alternativa, porém não há estudos que comprovem sua eficiência na descontaminação dos ATR. A proposta do presente estudo foi comparar in vitro o efeito de descontaminação entre os três métodos citados. Noventa e seis corpos de provas (ATR) foram divididos em quatro grupos contendo 24 amostras cada um deles, sendo denominados da seguinte forma: GPE (grupo pastilha efervescente); GED (grupo escovação com dentifrício); GUV (grupo luz UV-C);e GC (grupo controle). As amostras (ATR) foram contaminadas com um pool de microrganismos em meio de cultura caldo acrescido de 5% de sacarose por 24 horas para proporcionar crescimento de biofilme microbiano. Em seguida, foram submetidas aos respectivos tratamentos de acordo com os métodos designados pelos fabricantes. Após os tratamentos, foi avaliada a viabilidade dos microrganismos, determinada pela mensuração da densidade óptica do corante de viabilidade celular MTT (3-[4, 5-dimethylthiazol-2yl]-2, 5-diphenyl tetrazolium bromide) (SIGMA, USA). Os resultados de viabilidade celular mostraram que os grupos GPE (p=0,866), GED (p>0,0001) e GUV (p>0,0001) apresentaram redução microbiana estatisticamente significante. Dentro das condições e limitações do presente estudo, pode-se concluir que o uso de pastilhas efervescentes, escovação com dentifrício e uso de luz UV-C reduziram de forma estatisticamente significante a carga bacteriana.

Palavras-chave: Descontaminação. Microrganismos. Luz UV-C. Alinhadores termoplásticos removíveis. Agentes antimicrobianos.
Área de Concentração: Clínica Odontológica.

Título: Avaliação dos tratamentos de superfície para cimentação de pinos intrarradiculares fresados em CAD/CAM

Autor(a): Vanessa Inácio Celestrino
Orientador(a): Prof. Dr. Alfredo Mikail Melo Mesquita
Data: 28/06/2024

Resumo: Avaliar a resistência de união de pinos de fibra de vidro fresados em sistema CAD/CAM ao dente, frente a diferentes tipos de tratamento de superfície no pino. Materiais e Método: Quarenta e cinco incisivos bovinos foram tratados endodonticamente, preparados para receber os pinos e foram alocados aleatoriamente em 3 grupos (n=15): G1: Pino reembasado; G2: Pino fresado com jateamento de óxido de alumínio (Al2O3); e G3: Pino fresado com jateamento de óxido de alumínio (Al2O3); e silano. Todos os grupos foram cimentados com cimento autoadesivo. Após a cimentação, os dentes foram seccionados em fatias de 2 mm em cada terço da raiz (apical, médio e cervical) para realizar o teste de push-out, em uma velocidade de 0,5 mm/min na máquina de ensaio universal. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente por meio de ANOVA de dois fatores. A Média e o Desvio Padrão dos grupos foram respectivamente: G1: (9,92±2,56); G2: (13,14±3,31); e G3: (16,29±4,92). Foi realizado o teste de Tukey pareado para estudar a diferença entre os valores médios entre grupos e intragrupos dos três terços (cervical, médio e apical). O nível de significância foi estabelecido em 5% de diferença entre os grupos. Após a falha, algumas amostras foram submetidas à análise de microscopia de varredura eletrônica (MEV). Houve diferença significativa entre os tratamentos, não havendo diferença significativa entre os terços. Podemos concluir que o pino reembasado possui menor resistência de união, quando comparado com aos pinos fresados, e que o tratamento de superfície com silano apresentou uma maior resistência, quando comparado aos outros grupos.

Palavras-chave: Pinos intrarradiculares, Pino fresado, Tratamento de superfície, jateamento de óxido de alumínio. Silano.
Área de Concentração: Clínica Odontológica.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Pesquisa em biomateriais odontológicos.

Título: Influência da Anexina A1 no Reparo Ósseo em Camundongos

Autor(a): Victória Machado de Oliveira Vilas Boas
Orientador(a): Profa. Dra. Raissa Micaella Marcello Machado
Data: 30/08/2024

Resumo: Estudo recente do nosso grupo de pesquisa sugere a Anexina A1 (AnxA1), uma molécula pró- resolução da inflamação, como um potencial biomarcador salivar para a susceptibilidade para periodontia. Essa molécula está associada ao processo de resolução de inflamação, com possibilidade de também afetar a diferenciação de osteoclastos e o reparo ósseo. Este projeto objetivou avaliar a influência da ausência da AnxA1 sobre o reparo ósseo em defeitos de calvária. Vinte camundongos C57BL/6, sendo dez deles knockouts para AnxA1 (grupo teste - AnxA1−/−, C57BL/6) e dez com expressão normal (grupo controle - WT) foram submetidos a cirurgia para realização de defeito crítico de calvária realizado com trefina de 2,0 mm. Após 28 dias, foram eutanasiados e as calvárias armazenadas em álcool 70% para posterior realização das análises do tamanho do ganho ósseo por microtomografia computadorizada. As variáveis avaliadas por Micro-CT foram: volume ósseo, porcentagem de volume ósseo, espessura trabecular, separação entre as trabéculas e quantificação do número de trabéculas. Como resultado, não foi possível observar diferença estatisticamente significante entre os grupos. Em conclusão, a ausência da AnxA1 em camundongos knockouts parece não interferir na quantidade e qualidade de ossos formados em defeitos críticos de calvária, comparado a camundongos controles.

Palavras-chave: Anexina A1; Defeito de Calvária; Reparo ósseo.
Área de Concentração: Clínica Odontológica.
Linha de Pesquisa: Estudos dos mecanismos relacionados à ocorrência das condições do sistema estomatognático.
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq: Esquemas terapêuticos e curativos propostos e preconizados no tratamento das doenças.