Simpósio Internacional Comunicação e Cultura – aproximações com memória e história oral
De 27 a 30 de abril, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS, em parceria com a Universidade Metodista de São Paulo – UMESP, a UNIP, a Universidad de Colima – UCOL/ México e a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, realizará o primeiro simpósio internacional voltado à pesquisa em comunicação, cultura, memória e história oral.
O evento objetiva estimular a pesquisa sobre cultura e suas interfaces com a comunicação. Também tem como propósito o aprimoramento teórico-metodológico de conceitos como memória, cultura e narrativas orais para estudos sobre identidades, comunidades e recepção.
Atualmente, muito se discute sobre este posicionamento teórico nas ciências humanas e sociais. As investigações de comunicação no Brasil têm voltado sua atenção para o universo conceitual dos estudos culturais. Dessa forma muitas pesquisas sobre a temática estão surgindo entre os investigadores, o que justifica e esta primeira reunião, organizada por programas de Pós-Graduação em Comunicação do Estado de São Paulo e dirigida especificamente para a discussão dos estudos acerca da memória no campo da comunicação.
Os debates serão conduzidos por pesquisadores brasileiros e por convidados internacionais, divididos em quatro abordagens: Métodos para estudos de história oral e comunicação; Sistemas complexos, novas tecnologias e a memória coletiva; Comunicação, comunidades e memória; e Memória e comunicação: imbricações interdisciplinares. Entre os participantes estarão Carla Reis Longhi, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP, Karla Yolanda Covarrubias Cuèllar, do Centro Universitário de Investigações Sociais da UCOL, José Amozurruta, da Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM, Elias Goulart e Priscila Perazzo, da USCS, Marli dos Santos e Cicília Peruzzo, da UMESP, e Rosa Cabecinhas, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade – CECS, da Universidade do Minho – Braga/ Portugal.
Outros pesquisadores e seus grupos vão expor suas pesquisas e resultados alcançados com metodologias afins. Além disso, discutirão com grupos internacionais essas práticas, métodos e teorias que também vêm sendo aplicadas em centros do exterior, como no caso do México, Portugal e Espanha.