Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIP tem obras indicadas pelo STJ
Dois trabalhos recentemente produzidos pela professora doutora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da UNIP, Angélica Carlini, foram mencionados na publicação Bibliografias Selecionadas – Planos de Saúde (março de 2020), da Secretaria de Documentação da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O periódico tem o objetivo de oferecer a ministros, magistrados convocados, servidores do tribunal, estudantes e operadores do Direito, fontes de informação que contribuam para a ampliação dos conhecimentos a respeito de temas atuais.
“Em razão de se tratar do maior tribunal de direito privado do país, as obras se tornam referência também para desembargadores e magistrados dos tribunais de justiça dos estados da federação”, ressaltou Angélica Carlini. Ainda segundo a professora, “a necessidade de indicação dessas obras de referência decorre do fenômeno da judicialização da saúde suplementar que é muito forte no Brasil. Na atualidade, o Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIP tem um grupo de pesquisadores, liderado pelo professor doutor Arnaldo Ryngelblum, do qual faço parte, que se dedica ao tema da Saúde Suplementar. A expectativa é produzirmos material de pesquisa que no futuro possa ser igualmente referenciado para a justiça brasileira.”
A lista completa das Bibliografias Selecionadas pelo STJ para o tema Planos de Saúde pode ser conferida no link: https://bdjur.stj.jus.br/jspui/bitstream/2011/140190/bibliografia_planos_de_saude.pdf
O primeiro trabalho citado da professora, intitulado Dignidade da pessoa humana e contratos de saúde privada no Brasil, foi escrito em parceria com Ingo Sarlet e publicado em 2017 pela Revista de Direito do Consumidor. O texto pode ser acessado gratuitamente no link: https://revistadedireitodoconsumidor.emnuvens.com.br/rdc/article/view/1367/1271
Intitulado A judicialização da saúde privada no Brasil: reflexões a partir da segurança jurídica e do protagonismo judicial, o segundo trabalho, por sua vez, trata-se de um capítulo do livro Segurança jurídica e protagonismo judicial: desafios em tempos de incertezas: estudos jurídicos em homenagem ao Ministro Carlos Mário da Silva Velloso, lançado pela GZ Editora, também em 2017.