Projeto de extensão oferece formação midiática sobre fake news para a terceira idade
Com o objetivo de educar o público da terceira idade para o uso consciente dos meios digitais, o projeto de extensão “Literacia midiática na terceira idade: apontamentos para o reconhecimento de fake news nas redes sociais virtuais” realizará capacitações sobre a importância das novas mídias voltadas para grupos de idosos.
A iniciativa é resultado da parceria entre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação da Universidade Paulista - UNIP e o Instituto Federal de Juiz de Fora, e ocorre de setembro a dezembro de 2021, de maneira remota (virtual), por meio do Google Meet.
O conceito de literacia midiática diz respeito à capacidade do indivíduo de consumir informação e se expressar de maneira responsável e crítica na rede. Segundo Carla Montuori, professora e pesquisadora da UNIP e uma das coordenadoras do projeto, com a atual cultura digital e de convergência das mídias, vivenciamos uma revolução em nossa forma de se comunicar, se informar e se divertir. “Para as gerações mais jovens, que cresceram em meio a esse contexto, isso pode parecer muito natural, mas para os mais antigos, que em pouco tempo viram diversos aparelhos e tecnologias surgirem e desaparecerem, isso é mais complexo”, explica Montuori.
Diante disso, o projeto busca trabalhar noções de cidadania digital e manuseio de equipamentos, como celulares, tablets e computadores, com um público acima dos 55 anos. “A proposta não é apenas desenvolver competências para a utilização de dispositivos, mas também criar formas de fazer os participantes compreenderem o fluxo de sentidos dentro de um ambiente midiático, tendo a capacidade de adaptar-se, agir, interagir e reagir às interferências externas, como as fake news”, explica Pedro Farnese, jornalista do Instituto Federal de Juiz de Fora e também coordenador do projeto.
Diferentemente de mídias como a TV e o rádio, cujos profissionais atuam como mediadores entre o público e a informação, na internet qualquer pessoa pode falar sobre qualquer assunto, muitas vezes simulando uma notícia real, devidamente apurada. Diante disso, Farnese acrescenta que ações de educação nas mídias são fundamentais para debater esse novo contexto instaurado com as tecnologias digitais, que, além de criar novas formas de comunicação, também se tornou um elemento central na busca de informações e tomadas de decisão.
Carla Montuori, por sua vez, destaca a importância da literacia midiática em grandes momentos da vida social e política do país, por exemplo, durante processos eleitorais ou uma pandemia como a do novo coronavírus. Segundo a professora, nesse período de isolamento social, a ausência de uma educação nas mídias contribuiu para que as pessoas recebessem um número maior de informações falsas em relação ao vírus e não tomassem as devidas prevenções. “Costumo dizer que a pandemia da COVID-19 trouxe junto uma ‘infodemia’, como declarou a própria Organização Mundial da Saúde. Isso porque as redes sociais permitiram um número exorbitante de informação a respeito do tema, o que por si só gera uma possibilidade de ruído e de ampliação do negacionismo científico, com pessoas evitando o uso de máscaras e tomando medicamentos sem comprovação científica de eficácia contra o vírus.”
Nesse sentido, as oficinas do projeto de extensão possibilitarão aos participantes perceber os pontos positivos que a conectividade traz, assim como ficar alerta quanto aos perigos presentes na rede, como as fake news, fraudes e golpes. As atividades serão divididas em quatro módulos. O primeiro trabalhará com noções gerais de uso da tecnologia e dispositivos, como smartphones e computadores. O segundo irá focar no funcionamento básico de redes sociais como Instagram, WhatsApp e Facebook. Os últimos dois módulos serão voltados à conscientização sobre notícias falsas, formas de verificação e checagem de informações.
Os cursos serão realizados uma vez por mês, a partir de 13 de setembro de 2021, com o total de cinco turmas de sete alunos cada – uma turma em setembro, duas em outubro, uma em novembro e uma em dezembro. Cada curso terá duração de 10 horas, divididas em quatro dias com aulas on-line de 1h30 e dois dias de acompanhamento on-line com o instrutor.
“Literacia midiática na terceira idade: apontamentos para o reconhecimento de fake news nas redes sociais virtuais”
Inscrições: enviar nome completo, data de nascimento e telefone de contato para o e-mail literamidia.jf@ifsudestemg.edu.br
Data limite para inscrição: 5 de dezembro de 2021
Público-alvo: população acima de 55 anos
Plataforma: Google Meet
Valor: gratuito