Alunos da Pós-Graduação em Administração visitam Central Mecanizada de Triagem de Resíduos
Os alunos da disciplina de Redes de Políticas Públicas, ministrada pelo professor Ernesto M. Giglio, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da UNIP, realizaram uma aula de campo na Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus, em Interlagos, SP.
O tema da aula foi A tecnologia aplicada à reciclagem, tendo em vista que estudos apontam que o Brasil ainda enfrenta desafios nesse campo, uma vez que a triagem manual continua sendo uma prática predominantemente nas cooperativas de reciclagem do país.
A partir da perspectiva de Redes, que é a área de concentração do Programa, foi possível observar na prática os pilares de complexidade de tarefas, interdependência e governança. Com acompanhamento da engenheira ambiental Carolina Dutra, da EcoUrbis, os alunos conheceram todo o sistema de recepção e triagem de resíduos sólidos, além da rede de organizações que participa da tarefa, a partir de um debate com a profissional.
Essas ações de campo são importantes para ilustrar na prática os conceitos e discussões em sala de aula. A complexidade da tarefa se manifesta na presença de várias especialidades para a realização da tarefa, tais como engenheiros ambientais, equipes de manutenção do equipamento, especialistas em classificação e enfardamento de resíduos sólidos, engenheiros de segurança e gestores de equipes de trabalho.
A interdependência se manifesta no trabalho sequencial, isto é, qualquer parte que não realize o seu trabalho, descontinua a tarefa toda. A governança está presente nos mecanismos de ações coletivas, que foram verificados desde a recepção do material, no portão de entrada, até a distribuição dos fardos para as cooperativas.
Dessa forma, a relevância da aula de campo consistiu em unir a teoria vista em sala de aula com o exemplo na cidade, mostrando que conclusões de artigos podem ser viesados, visto que existe tecnologia aplicada à reciclagem, em um sistema de parceria.