Encontro Interinstitucional de Grupos de Pesquisa
O Segundo Encontro Interinstitucional de Grupos de Pesquisa em Comunicação, organizado pelo Programa de Mestrado em Comunicação da UNIP, reuniu nos dias 8 e 9 de dezembro de 2005, no campus Indianópolis, pesquisadores do País e do exterior.
O evento, que teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é uma reunião científica que congrega pesquisadores pertencentes a grupos de pesquisa atuantes na área de Comunicação, a partir de afinidades temáticas e interesses comuns. No Brasil, trata-se de uma iniciativa pioneira na área, tendo por objetivo fomentar o intercâmbio de grupos de pesquisa institucionais, nacionais e estrangeiros, efetivando a troca de experiências científicas, pesquisas e publicações conjuntas, além de maior integração cultural e acadêmica intergrupos.
Segundo o coordenador do programa de mestrado em Comunicação da UNIP, Antonio Adami, “o formato interinstitucional dessa reunião faz dela um fórum privilegiado onde as experiências já consolidadas na área convivam harmoniosamente com a emergência de idéias. A diversidade dos campos teóricos envolvidos, relacionados com a comunicação, também conta para agrupar pesquisadores que buscam uma interação multidisciplinar constante, dentro da tendência contemporânea de não-compartimentação do conhecimento”.
A conferência de abertura, La credibilidad de la voz y la imagen sonora en nuestra cultura audiovisual, foi ministrada pelo professor Armand Balsebre, catedrático da Universidade Autônoma de Barcelona. O professor Balsebre, que apresenta uma vasta folha de contribuições técnicas e teóricas para os estudos radiofônicos e das mídias sonoras, foi roteirista, produtor e realizador de programas em importantes emissoras de rádio da Espanha. Sua obra mais conhecida no Brasil é El lenguaje radiofónico.
Também proferiram conferências o professor José Marques de Melo, da Universidade Metodista e Cátedra Unesco de Comunicação, sobre os Paradigmas anglo-americano e latino-americano da Comunicação; a professora Maria Immacolata Vassalo de Lopes, da ECA/USP e representante do CNPq na área de Comunicação, com a palestra O campo da comunicação em debate; o professor André Barbosa Filho, assessor especial da ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, tratando de Inclusão digital: um passo para inclusão social.
Todos os pesquisadores presentes ao evento participaram com explanações e exposições, contribuindo para uma efetiva interatividade dos muitos grupos de pesquisa presentes ao evento.
O programa de mestrado em Comunicação da UNIP foi convidado a contribuir com o CNPq, no sentido de aprimorar critérios para a avaliação de grupos de pesquisa, que a agência fará durante o ano de 2006.