Professor Antônio Adami é homenageado pelo DCE em evento de Jornalismo e Relações Internacionais

No dia 22 de outubro, os alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Internacionais inauguraram a pareceria na realização de um evento acadêmico organizado pelo DCE-UNIP que contou com o brilhantismo do professor doutor Antonio Adami que proferiu a palestra com o tema: O Brasil dos Correspondentes: “As Relações Internacionais e a Imprensa”, para uma platéia lotada de estudantes que desejavam ouvir do professor ensinamentos de valor singular, uma vez que o mesmo possui vasta experiência na carreira docente atuando inclusive no exterior.

O professor Adami, como é conhecido no meio acadêmico, é docente e pesquisador do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista, programa este que se orgulha de ter fundado em 1997, como o décimo quinto do Brasil. Vale ressaltar que o programa de mestrado coordenado pelo professor Adami até 2008 acaba de receber nota 4,0 na avaliação da CAPES, confirmando o mérito do empenho do professor Adami na sua implementação e re-estruturação ao longo da existência do programa. Também foi responsável pelo projeto e aprovação do primeiro curso de lato-sensu à distância da UNIP.

Reúne em seu currículo uma história de dedicação e perseverança aos estudos e à pesquisa que merece todo nosso respeito e admiração, sobretudo porque o professor sempre alimentou sua curiosidade investigativa e intelectual tanto na esfera nacional e internacional.

É também doutor em Semiótica e Linguística pela Universidade de São Paulo - FFLCH/USP (1994), Pós-Doutorado (2009) em Comunicação na PUCSP, com estágio de pesquisa no exterior (apoio FAPESP), na Universitat Autònoma de Barcelona-UAB, sob a supervisão do Prof. Dr. Armand Balsebre; graduação em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (1985), Licenciatura, na faculdade de Educação da PUCSP (1985).  É também responsável pela elaboração e execução do acervo de Rádio, Televisão e Imprensa do Museu da História do Estado de São Paulo-MHESP, a partir de 2010.

 Atuou como capacitador em rádio e TV  na Alemanha, na Deutsche Welle, para radialistas e jornalistas dos países de língua Portuguesa: Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Timor Leste e Brasil. Ministrou aulas, roteirizou e dirigiu diversas peças radiofônicas, adaptadas da literatura de língua portuguesa.

Durante o pós-doc na UAB-Barcelona, gravou um documentário radiofônico em 2009: As empresas de Comunicação e o Rádio brasileiro; produziu e dirigiu vídeo em 2007 Fotojornalismo e ética, juntamente com a Associação Internacional de jornalistas, gravado na Fnac São Paulo e editado na produtora Casablanca.

Autor e organizador de várias obras, dentre elas, destacam-se o artigo no livro O Brasil dos Correspondentes (2008), livro este que o autor gentilmente sorteou para os alunos presentes na palestra; é também editor da obra Valquírias Midiáticas da Arte e Ciência; editor em 2008 do livro Metaciência como guia de pesquisa, de Lúcia Santaella e Jorge Albuquerque Vieira; Projeto editorial do livro publicado em 2010, Em Cena: Orlando Duarte - Biografia; publicações em várias revistas científicas e congressos no Brasil e exterior.

Coordena pesquisas pelo Grupo Mídia, Cultura e Memória, cadastrado junto ao CNPq em 2002, com três eventos internacionais organizados, sendo dois deles com apoio da FAPESP; é parecerista da Fapesp e da Capes.

Durante a palestra, o professor Adami foi homenageado pelo DCE-UNIP, com placa de honra ao mérito pelos trabalhos prestados à Universidade Paulista e à comunidade científica como um todo. O professor ficou muito emocionado com o gesto porque o reconhecimento sublinha sua motivação e dedicação.

Márcio Bico, presidente do DCE-UNIP, diretor da UNE e membro da Comissão Nacional de acompanhamento e controle social do PROUNI, ficou emocionado por ser o portador da homenagem ao professor doutor Antonio Adami porque entende que a missão de um professor deve ser registrada na memória da Universidade.

O evento foi contemplado pela presença dos coordenadores dos cursos de Comunicação Social e Jornalismo e Relações Internacionais, professores Marco Moretti e Justino Mattos Ramos Neto, que entenderam que a atividade de caráter acadêmica cumpriu seu papel pedagógico na verdadeira acepção do termo, mesmo porque trouxe aos alunos uma experiência impar na questão do tema abordado.