Simpósio Internacional Comunicação e Cultura
De 27 a 30 de abril, ocorreu o Simpósio Internacional Comunicação e Cultura: aproximações com memória e história oral, que contou com a participação de pesquisadores da Universidade de Colima - México, Universidade do Minho - Portugal, Universidade Complutense de Madrid - Espanha e de instituições brasileiras, como a USP e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – URFJ.
O evento foi organizado por meio de parceria entre os programas de Pós-Graduação da UNIP, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, Universidade Metodista de São Paulo – UMESP, Universidad de Colima – UCOL e a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul - FPM.
Antecipando o início oficial do Simpósio, no dia 27 de abril, a UMESP do campus Rudge Ramos, sediou a apresentação Nos caminhos da investigação científica. Já nos dias 28 e 29 de abril, as atividades ocorreram na USCS, campus Centro. Pela manhã, ocorreram palestras com docentes convidados e, durante à tarde, 10 grupos exibiram seus trabalhos de pesquisa.
Estiveram presentes na ocasião pesquisadores brasileiros do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio de Janeiro, sendo a grande maioria do estado de São Paulo, e também estrangeiros, da França e Argentina.
O episódio teve seu encerramento no dia 30 de abril, no campus Indianópolis, com a realização das oficinas Etnosociologias y relatos de vidas y famílias; Investigación Social y Sistemas Complejos: uma aproximación a los proyectos hipermedia; Crowdfunding: una opción alternativa de financiación de proyectos periodisticos e La historia oral: historia oral temática y de vida - aplicaciones práticas.
Participaram das oficinas cerca de 50 inscritos, que interagiram com os especialistas em suas respectivas áreas de conhecimento e debateram as pesquisas em andamento.