Décimo Encontro Internacional de Música e Mídia: Com som, Sem som
O campus Indianópolis sediou o Décimo Encontro Internacional de Música e Mídia: Com som, Sem som. Liberdades políticas; liberdades poéticas, realizado entre os dias 17 e 19 de setembro, promovido pelo Centro de Estudos de Música e Mídia – MusiMid, com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP.
O evento científico e artístico, sob a coordenação das professoras Heloísa Duarte Valente e Simone Luci Pereira, com a participação dos docentes e doutores Adalberto Paranhos, Márcia Ramos de Oliveira, Carla Delgado de Souza e André Egg, envolveu pesquisadores, professores, profissionais liberais, estudantes e artistas. O tema surgiu no fim de 2013, a partir de um diálogo entre os organizadores e o corpo editorial da Revista Resonancias, do Chile.
Dividido em quatro eixos temáticos, o encontro abordou em suas palestras mesas-redondas e sessões temáticas: a História, historicidade, temporalidade; Escuta e apropriações da música nos eixos espaços-temporais; Formas e formas de composição e transmissão; e Novos mundos, novos signos musicais. Isto permitiu a comunhão entre convidados de diferentes formações intelectuais e produções técnico-acadêmico-científicas.
Após a solenidade de abertura, ministrada pela coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP, Marina Ancona López Soligo, deu-se início aos trabalhos com base no documentário O sole mio! Música italiana, na terra da garoa – Realejo Filmes, produzido pelo MusiMid, com o trabalho da doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Heloísa Valente, e a mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes, Marta Fonterrada.
As exposições dos trabalhos apresentados contaram com um alto contingente de participantes de cidades do interior e de outros estados, afirmando importância dos estudos na área e a real necessidade de que esta iniciativa venha a ser implantada nas universidades.
Confirmaram presença no episódio convidados de reconhecimento internacional. São eles: David Dunaway, professor de inglês na Universidade do Novo México; Susana Sardo, doutora em Etnomusicologia e professora auxiliar na Universidade de Aveiro; Marita Fornaro, professora da Escuela Universitaria de Música – UdeLaR/Uruguay; Maria Mercedes Liska, formada em Etnomusicologia e doutora em Ciências Sociais pela Facultad de Ciencias Sociales – UBA; Miguel Angel García, professor na Universidade de Buenos Aires e Daphne Patai, professora do departamento de linguagem, literatura e cultura na Universidade de Massachusetts Amherst, que registrou um depoimento gravado em vídeo.
Todas as comunicações apresentadas serão incluídas nos anais do Encontro, em publicação digital, que estará em breve disponível na página do MusiMid, bem como toda a programação do Caderno de Resumos, as atas, incluindo os textos completos enviados pelos autores. Com a colaboração da UNIP, o evento foi registrado em vídeo, na sua íntegra, e também poderá ser visto na página do MusiMid.