Décimo Primeiro Encontro de Música e Mídia no campus Indianópolis
Entre os dias 23 e 25 de setembro, o campus Indianópolis sediou o Décimo Primeiro Encontro de Música e Mídia sob o tema Uma vereda tropical - Aproximações, percursos e disjunções na cultura brasileira e suas “latinidades conexas”, promovido pelo Centro de Estudos de Música e Mídia – MusiMid, com a colaboração do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP.
O evento científico e artístico envolveu pesquisadores, professores, profissionais liberais, estudantes e artistas. O mote surgiu em 2014, a partir de um diálogo estabelecido entre os participantes do projeto de pesquisa em desenvolvimento, com apoio do CNPq, e os professores Isabel Porto Nogueira e Theophilo Augusto Pinto. Na ocasião, os pesquisadores da Universidade Federal do ABC – UFABC, Maria Gabriela Marinho e Guilherme Maia de Jesus, foram convidados a participar.
O objetivo do acontecimento foi aprofundar questões teóricas, sobretudo porque esta esfera do campo musical não vem sendo o centro prioritário das atenções dos estudos musicológicos, em enfoque interdisciplinar. Sabe-se que reunir pesquisadores envolvidos com os subprojetos seria muito mais prolífico, principalmente durante o Encontro e com a participação de convidados externos. Assim, os convidados conferencistas foram nomes de relevo nos estudos sobre o tema, tais como Angel Quintero Rivera, Susana González-Aktories e Samuel Araújo.
A programação foi destinada para o público acadêmico e artístico, ampliando-se também como atividade de extensão universitária. Foram organizados: três palestras, três mesas-redondas, duas sessões especiais, um recital, uma tertúlia e sessões temáticas de comunicações de trabalhos, avaliados por comitê de leitura. Após a abertura do evento, da qual participou o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP, deu-se início à palestra de abertura, proferida pelo professor Angel Quintero Rivera.
Houve um recital sob a coordenação de Isabel Nogueira e Luciano Zanatta (23 de setembro), uma sessão especial Homenagem a Conrado Silva (23 de setembro) e outra, denominada Em torno de Mário de Andrade (24 de setembro). Também, uma sessão denominada Tertúlia reuniu o professor Julio Moracén, músicos e profissionais debatendo sobre as formas de apropriação da música denominada “latina”, o imaginário e formas de consumo musical associados a ela.
A palestra final O fruto do nosso amor: uma escuta etnomusicológica da música romântica comercial, proferida pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Samuel Araújo, constituiu-se em um largo debate que durou cerca de uma hora, suscitando muitas perguntas e novas questões.
O episódio foi organizado em quatro eixos temáticos: Linguagens audiovisuais: papel da música na construção de um padrão de gosto latino-americano, com Guilherme Maia, e Theophilo Augusto Pinto; Modernidades a Media Luz: aproximações, percursos e disjunções da cultura brasileira e suas “latinidades conexas”, com Simone Luci Pereira e Maria Gabriela Marinho; A estética de língua castelhana: memória, nomadismo, desconstruindo as fronteiras da canção, com Heloísa de Duarte Valente e Isabel Porto Nogueira; e Identidade latino-americana da música contemporânea: trajetória, influências estéticas e ideológicas no Brasil, com Anselmo Guerra e Juliano de Oliveira. As submissões de trabalhos externos foram dirigidas a tais responsáveis pelos eixos.
Os expositores do Encontro falaram sobre suas pesquisas sem que, contudo, deixassem de incluir observações acerca do projeto de pesquisa em desenvolvimento: Uma vereda tropical: a suave e morna batida do bolero - Memória e nomadismo da canção hispânica no Brasil, que trata da canção hispânica de larga difusão nas décadas de 1940 a 1960. Mais particularmente, o bolero, um gênero-canção que chegou ao Brasil por intermédio do México: sua presença e suas repercussões junto à cultura brasileira. Reitere-se, aqui, o ponto de partida: o conceito de canção das mídias como elemento ativo e de forte vigência na cultura.
A passagem contou ainda com a presença de artistas, músicos, compositores, pessoal técnico e todos os interessados nos temas tratados no evento, por meio de palestras e apresentação de trabalhos. Dentro dessa modalidade, também uma particularidade: além das dissertações, outros formatos para apresentação de trabalhos de graduandos foram aceitos.
A coordenação do evento esteve sob a responsabilidade de Heloisa Duarte Valente e de Simone Luci Pereira, vice-coordenadora do MusiMid. Contou, ainda, com a participação dos professores doutores Gabriela Marinho, Anselmo Guerra e Isabel Nogueira, como convidados na organização científica.