Comunicação Institucional

PRESENCIAL

Na modalidade PRESENCIAL, pelo menos 60% da carga horária das aulas é realizada presencialmente no campus, o que permite maior convivência entre alunos e professores.

FLEX

O formato FLEX mescla as modalidades educação a distância (EaD) e presencial, com parte do curso ministrado em sala de aula.

DIGITAL (EAD)

O sistema de ensino DIGITAL utiliza diversas metodologias na modalidade EaD e o aluno tem liberdade para estudar on-line onde e quando quiser.

Sobre o curso de Comunicação Institucional da UNIP

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

CAMPINAS Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma).
JUNDIAÍ Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma).
MARQUÊS Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma).
PAULISTA Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma).
PINHEIROS Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma).
SANTANA DE PARNAÍBA Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma).
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma).
SOROCABA Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma).
TATUAPÉ Autorização Resolução CONSUNI nº 241017/2 de 17/10/24 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma).

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do curso de Comunicação Institucional

O Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional objetiva oferecendo ao mercado profissionais aptos a planejar, implementar e avaliar estratégias de comunicação eficazes, alinhadas aos objetivos e valores das organizações.
A missão do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional é formar profissionais capacitados para gerenciar e inovar nos processos de comunicação de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
Promover a capacitação dos alunos, por meio de métodos, técnicas e práticas modernas, para diagnosticar e gerenciar distintos cenários com uma visão ampla e estratégica sobre a comunicação nas organizações.

2. Atividades Principais

  • Elaboração de comunicados internos e externos;
  • Gestão de imagem e reputação da organização;
  • Relações públicas;
  • Planejamento e execução de eventos;
  • Gestão de crises;
  • Produção de materiais editoriais; Treinamento interno.

3. Mercado de Trabalho

  • Empresas de Comunicação: Redes de televisão, rádios, jornais e agências de publicidade;
  • Bancos e Instituições Financeiras: Gerenciamento de comunicação interna e externa;
  • Centros Comerciais e Shopping Centers: Promoção de eventos e comunicação com lojistas e clientes;
  • Organizações Não Governamentais (ONGs): Gestão de comunicação e relações públicas;
  • Setor Público: Administração pública e comunicação de políticas públicas;
  • Empresas de Tecnologia: Comunicação de produtos e serviços tecnológicos;
  • Consultorias de Comunicação: Assessoria em comunicação estratégica para outras empresas.

4. Práticas

5. Duração do Curso

2 anos

6. Coordenadora

  • Modalidade Presencial: Andréa Marotti

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Consulte o regimento geral da UNIP.

Disciplinas

Selecione uma modalidade para visualizar as disciplinas.

Unidades

Disciplinas Docente Contratação

Modalidade FLEX

Disciplinas Docente Contratação

Modalidade Digital (EAD)

Disciplinas Docente Contratação

Docentes

Encontre o nome de um docente na lista deste curso.

Arraste para o lado, para visualizar a tabela completa.

Modalidade Presencial
Título Campus Nome Titulação Formação (Graduação) Formação (Maior) Regime de Trabalho

Grade Curricular

Ingressantes 2025

Modalidade Presencial
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Administração Estratégica 60
Assessoria de Imprensa 60
Atividades Complementares 100
Atuação Junto à Pessoa Idosa (Optativa) 20
Branding e Identidade Corporativa 60
Comunicação Empresarial 60
Contabilidade 60
Criação e Curadoria de Conteúdo 60
Dinâmica das Relações Interpessoais 30
Direitos Humanos 20
Economia e Mercado 60
Educação Ambiental 20
Empreendedorismo, Criatividade e Inovação  60
Estatística Aplicada 30
Estudos Disciplinares 220
Ética, Cidadania e Sustentabilidade 60
Fundamentos de Administração 60
Fundamentos de Marketing 60
Gestão de Crises e Reputação Institucional 60
Gestão de Indicadores Gerenciais 30
Gestão de Pessoas 60
Indústria 4.0 e Tecnologias 60
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS 20
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Matemática Aplicada 30
Matemática Financeira 30
Mídias Sociais e Digitais 30
Planejamento, Negociação e Organização de Eventos 30
Produção de Texto 30
Projeto Integrado Multidisciplinar I 400
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência 20
Tecnologia e Inovação na Comunicação Institucional 60
Teorias e Técnicas de Publicidade, Propaganda e Relações Públicas 60

Carga Horária Total: 2.020 horas-aula (1.683 horas)

Localidades

Digite o CEP para verificar a UNIP mais próxima e se inscrever.

ou