Sobre o curso de História (Licenciatura) da UNIP
Atos Regulatórios
1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento
Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 155, de 21/06/2023, publicada no DOU em 22/06/2023
2. Conceitos do Curso
CURSO | CAMPUS | ANO DA AVALIAÇÃO | CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2004 |
---|---|---|---|
HISTÓRIA (LICENCIATURA) | EAD | 2021 | 3 |
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
1. Objetivos do curso de História (Licenciatura)
O curso de História da UNIP contempla o passado humano em seus múltiplos aspectos: economia, sociedade, cultura e o movimento do cotidiano.
O aluno graduado nessa área encontra-se apto à pesquisa, ao estudo e à interpretação do processo histórico, identificando sua natureza, bem como seus significados e desdobramentos.
Em essência, o historiador investiga e interpreta, com criticidade, os acontecimentos, resgatando a memória da humanidade e ampliando, assim, a compreensão da condição humana.
Além dos conhecimentos que adquire, o aluno desenvolve habilidades em buscar documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos. Seleciona, classifica e relaciona os dados coletados em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos. Após datar, em geral, confere o fato, dando-lhe autenticidade e analisando sua compreensão quanto ao acontecimento em estudo.
2. Atividades Principais
- Organizar acervos documentais de entidades públicas e privadas
- Ministrar aulas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio
- Prestar assessoria a museus, editoras e produtoras de vídeo e TV
- Efetuar pesquisas em universidades e entidades culturais, investigando e analisando acontecimentos passados e atuais
- Elaborar vídeos, CD-ROMs e trabalhos escritos sobre entidades públicas e privadas e instituições ligadas à sociedade civil
- Pesquisar a história de empresas e instituições, apresentando-as em livros, artigos ou reportagens (memória empresarial)
3. Mercado de Trabalho
A pesquisa em universidades, museus e órgãos de cultura é um mercado sempre aberto. As especializações em história econômica e social estão em alta, pois permitem o trabalho em empresas, organizando bibliotecas e hemerotecas (coleções de jornais e revistas).
Também na consultoria, o historiador encontra o mercado aberto, nas reconstituições históricas em novelas, filmes e documentários.
O profissional formado nessa habilitação pela UNIP, além de cursar as disciplinas do curso propriamente dito, participa ativamente das atividades desenvolvidas pelo Laboratório de História e Geografia, tais como formação de bancos de dados, produção de catálogos bibliográficos, participação em excursões e organização de acervos documentais, o que lhe propicia um leque maior de conhecimentos, facilitando, consequentemente, sua colocação no mercado de trabalho.
4. Práticas
5. Duração
4 anos
6. Coordenador
- Modalidade Digital (EAD): Vinícius Carneiro de Albuquerque
7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP
Consulte o regimento geral da UNIP.
Observação: o PPC está disponível também nos polos de apoio presencial, no setor de atendimento e nas bibliotecas dos campi.
Disciplinas
Selecione uma modalidade para visualizar as disciplinas.
Unidades
Disciplinas | Docente | Contratação |
---|
Modalidade FLEX
Disciplinas | Docente | Contratação |
---|
Modalidade Digital (EAD)
Disciplinas | Docente | Contratação |
---|
Docentes
Encontre o nome de um docente na lista deste curso.
Modalidade Digital (EAD) | |||||
---|---|---|---|---|---|
Curso | Nome | Titulação | Regime de Trabalho | Curso de Graduação | Curso Maior Titulação |
HISTÓRIA | ADILSON SILVA OLIVEIRA | MESTRE | T I | LETRAS - PORTUGUÊS/INGLÊS | LÍNGUA PORTUGUESA |
HISTÓRIA | AMARILIS TUDELLA NANIAS | MESTRE | T I | SERVIÇO SOCIAL | SERVIÇO SOCIAL |
HISTÓRIA | ANA LUCIA MACHADO DA SILVA | MESTRE | T I | LETRAS - LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA / LETRAS - LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA | LÍNGUA PORTUGUESA |
HISTÓRIA | ANDRÉA DA SILVA ROSA | DOUTOR | T I | PEDAGOGIA - LICENCIATURA PLENA | EDUCAÇÃO |
HISTÓRIA | ANGÉLICA LUCIÁ CARLINI | DOUTOR | T I | DIREITO | DIREITO POLÍTICO E ECONÔMICO / EDUCAÇÃO |
HISTÓRIA | BRUNO CESAR DOS SANTOS | MESTRE | T I | LETRAS - PORTUGUÊS/LINGUÍSTICA / LETRAS - PORTUGUÊS/LINGUÍSTICA | COMUNICAÇÃO |
HISTÓRIA | CAMILA CRISTINA SOUZA LIMA | DOUTOR | T I | HISTÓRIA / HISTÓRIA | ARQUITETURA E URBANISMO |
HISTÓRIA | CHRISTIANE MÁZUR LAURICELLA | DOUTOR | T I | ENGENHARIA QUÍMICA | ENGENHARIA |
HISTÓRIA | DANIELA EMILENA SANTIAGO DIAS DE OLIVEIRA | DOUTOR | T I | SERVIÇO SOCIAL | HISTÓRIA |
HISTÓRIA | DANIELA MENEZES DA SILVA DOS SANTOS | MESTRE | T I | ADMINISTRAÇÃO | COMUNICAÇÃO |
HISTÓRIA | DAVI RONCOLETTA NASCIMENTO | MESTRE | T I | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA |
HISTÓRIA | DÁVIUS DA COSTA RIBEIRO SAMPAIO | MESTRE | T P | COMUNICAÇÃO SOCIAL | COMUNICAÇÃO |
HISTÓRIA | DEBORAH GOMES DE PAULA | DOUTOR | T I | LETRAS - PORTUGUÊS | LÍNGUA PORTUGUESA |
HISTÓRIA | ELAINE NUNES DE ANDRADE | MESTRE | T I | PEDAGOGIA / PEDAGOGIA | EDUCAÇÃO |
HISTÓRIA | ENZO FIORELLI VASQUES | MESTRE | T I | DIREITO | EDUCAÇÃO |
HISTÓRIA | FABIANA APARECIDA CÉLIA FREIRE | ESPECIALISTA | T I | HISTÓRIA / PEDAGOGIA - LICENCIATURA PLENA | PSICOPEDAGOGIA / FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR / ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS |
HISTÓRIA | GLAUBER ORMUNDO DIAS MARTINS | MESTRE | T P | CIÊNCIAS SOCIAIS | CIÊNCIAS SOCIAIS |
HISTÓRIA | GUSTAVO APARECIDO DO NASCIMENTO | MESTRE | T I | PSICOLOGIA | EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E COMUNICAÇÃO |
HISTÓRIA | IVETE MARIA SOARES RAMIREZ RAMIREZ | DOUTOR | T I | CIÊNCIAS SOCIAIS | COMUNICAÇÃO |
HISTÓRIA | IVY JUDENSNAIDER | DOUTOR | T P | MATEMÁTICA / CIÊNCIAS ECONÔMICAS | ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
HISTÓRIA | JANAÍNA CARNEIRO SANTIAGO DA SILVA | MESTRE | T I | HISTÓRIA | CIÊNCIAS |
HISTÓRIA | LAURA CRISTINA DA CRUZ DOMINCIANO | DOUTOR | T I | CIÊNCIAS - BIOLOGIA | ENGENHARIA DE ALIMENTOS |
HISTÓRIA | LEILA DUTRA RODRIGUES | MESTRE | T P | HISTÓRIA / DIREITO | COMUNICAÇÃO |
HISTÓRIA | LISIENNE DE MORAIS NAVARRO GONÇALVES SILVA | DOUTOR | T I | PEDAGOGIA | EDUCAÇÃO |
HISTÓRIA | MAGALI FERNANDES | MESTRE | T I | HISTÓRIA | EDUCAÇÃO |
HISTÓRIA | MARCELO DE JESUS FERREIRA DE ALMEIDA | MESTRE | T I | FILOSOFIA / ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO |
HISTÓRIA | MARCOS ANTONIO FÁVARO MARTINS | DOUTOR | T I | GEOGRAFIA | CIÊNCIAS |
HISTÓRIA | MARIO DESTRO MONTEIRO | MESTRE | T I | EDUCAÇÃO FÍSICA | EDUCAÇÃO |
HISTÓRIA | MAURICIO FELIPPE MANZALLI | MESTRE | T I | CIÊNCIAS ECONÔMICAS | ECONOMIA |
HISTÓRIA | MERILYN ESCOBAR DE OLIVEIRA | DOUTOR | T I | SOCIOLOGIA E POLÍTICA | CIÊNCIAS SOCIAIS |
HISTÓRIA | MIREILI LÚCIA DE SANT ANNA | MESTRE | T I | PEDAGOGIA - LICENCIATURA PLENA | EDUCAÇÃO |
HISTÓRIA | NONATO ASSIS DE MIRANDA | DOUTOR | T P | PEDAGOGIA / LETRAS - PORTUGUÊS/INGLÊS | EDUCAÇÃO |
HISTÓRIA | PRISCILLA SILVA SILVESTRIN | MESTRE | HORISTA | DIREITO / CIÊNCIAS CONTÁBEIS | CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS |
HISTÓRIA | RODNEI PEREIRA | DOUTOR | T P | FILOSOFIA / PEDAGOGIA | EDUCAÇÃO: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO |
HISTÓRIA | RONALD SCLAVI | ESPECIALISTA | T I | COMUNICAÇÃO SOCIAL | METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR |
HISTÓRIA | SIMONE DIAS DA SILVA | DOUTOR | T I | PEDAGOGIA / PEDAGOGIA | ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
HISTÓRIA | SUELI APARECIDA MARTINS BARBEIRO | ESPECIALISTA | T I | PEDAGOGIA / COMUNICAÇÃO SOCIAL | FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA / PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL |
HISTÓRIA | TADEU DOS SANTOS | DOUTOR | T I | EDUCAÇÃO FÍSICA / PEDAGOGIA | CIÊNCIAS DA RELIGIÃO |
HISTÓRIA | TAIZ MARIA CALDAS GONÇALVES DE OLIVEIRA | MESTRE | T I | LETRAS - PORTUGUÊS/INGLÊS | LINGÜÍSTICA |
HISTÓRIA | TANIA SANDRONI | DOUTOR | T I | COMUNICAÇÃO SOCIAL | LETRAS |
HISTÓRIA | VALÉRIA BATISTA | DOUTOR | T I | PEDAGOGIA - LICENCIATURA PLENA | EDUCAÇÃO |
HISTÓRIA | VINÍCIUS CARNEIRO DE ALBUQUERQUE | MESTRE | T I | HISTÓRIA | CIÊNCIAS |
HISTÓRIA | VIVIANE PATRICIA COLLOCA ARAUJO | DOUTOR | T I | PEDAGOGIA - LICENCIATURA PLENA | EDUCAÇÃO |
HISTÓRIA | WALKIRIA DE OLIVEIRA RIGOLON | DOUTOR | T I | PEDAGOGIA - LICENCIATURA PLENA | EDUCAÇÃO |
HISTÓRIA | WANDERLEI SERGIO DA SILVA | DOUTOR | T I | GEOGRAFIA | GEOCIÊNCIAS |
Grade Curricular
Modalidade Digital (EAD)
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
---|---|
Atividades Complementares | 200 |
Atuação Junto à Pessoa Idosa (Optativa) | 20 |
Avaliação Educacional | 60 |
Ciências Sociais | 30 |
Comunicação e Expressão | 30 |
Desenvolvimento Sustentável (Optativa) | 20 |
Didática Específica | 60 |
Didática Geral | 60 |
Direitos Humanos | 30 |
Ditadura Militar e Nova República | 60 |
Educação Ambiental | 30 |
Educação Inclusiva | 30 |
Elementos de Economia | 60 |
Escola, Currículo e Cultura | 60 |
Estágio | 400 |
Estudos Disciplinares | 60 |
Fundamentos de Filosofia e Educação | 60 |
Geopolítica, Regionalização e Integração | 60 |
Gestão Escolar: Aspectos Legais | 60 |
História Antiga e Medieval | 60 |
História da África | 30 |
História da América Colonial | 30 |
História da América Contemporânea | 30 |
História da América Independente | 30 |
História da Globalização | 30 |
História do Brasil Colônia | 60 |
História do Brasil Império | 60 |
História e Imagem | 30 |
História Integrada | 30 |
História Interdisciplinar | 30 |
História Moderna e Contemporânea | 60 |
História Social da Arte | 60 |
Historiografia do Brasil | 60 |
Historiografia Geral | 60 |
Homem e Sociedade | 30 |
Interpretação e Produção de Textos | 30 |
Introdução à Educação a Distância | 20 |
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS | 30 |
Marketing Pessoal (Optativa) | 20 |
Metodologia do Trabalho Acadêmico | 30 |
Métodos de Pesquisa | 30 |
Patrimônio, Memória e Museus | 30 |
Política e Organização da Educação Básica | 60 |
Prática Como Componente Curricular | 400 |
Prática de Ensino: Integração Escola e Comunidade | 30 |
Prática de Ensino: Introdução à Docência | 30 |
Prática de Ensino: Observação e Projetos | 30 |
Prática de Ensino: Princípios Pedagógicos em Sala de Aula | 30 |
Prática de Ensino: O Uso de Recursos Didáticos em Sala de Aula | 30 |
Prática de Ensino: Reflexões | 30 |
Prática de Ensino: Trajetória e Praxis | 30 |
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo | 30 |
Primeira República | 30 |
Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem | 60 |
Relações Étnico- Raciais e Afrodescendência | 20 |
Republica Nova e República Liberal | 60 |
Sociologia da Educação | 60 |
Teoria da História | 60 |
Tópicos de Atuação Profissional - História | 30 |
Trabalho de Curso | 20 |
Carga Horária Total: 3.270 horas
Localidades
Digite o CEP para verificar a UNIP mais próxima e se inscrever.