Jornalismo

PRESENCIAL

A modalidade Presencial é aquela em que, pelo menos, 60% da carga horária são ministrados presencialmente no campus, com intenso relacionamento entre os alunos e os professores, permitindo maior convivência no mundo universitário.

FLEX

A modalidade FLEX é uma flexibilização do EAD, com um percentual da carga horária ministrado em sala de aula.

DIGITAL (EAD)

A modalidade Digital (ou EAD) é a modalidade em que 100% da carga horária são ministrados a distância, on-line, com metodologias diversas, permitindo ao aluno estudar onde e quando quiser.

Atos Regulatórios

1. Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento

Modalidade Digital (EAD)

Autorização Resolução CONSUNI n. 201020/1 de 20/10/2020 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)

Modalidade Presencial

SOROCABA Reconhecimento Portaria n. 31 de 13/01/2021 publicada em 15/01/2021
BRASÍLIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 212 de 25/06/2020 publicada em 07/07/2020
SANTOS Reconhecimento Portaria n. 580 de 06/10/2016 publicada em 10/10/2016
GOIÂNIA Autorização Resolução CONSUNI n. 20130620 de 20/06/2013 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
ANCHIETA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 619 de 21/12/2020 publicada em 23/12/2020
CHÁCARA SANTO ANTÔNIO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 619 de 21/12/2020 publicada em 23/12/2020
CIDADE UNIVERSITÁRIA Renovação de Reconhecimento Portaria n. 619 de 21/12/2020 publicada em 23/12/2020
MARQUÊS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 619 de 21/12/2020 publicada em 23/12/2020
NORTE Renovação de Reconhecimento Portaria n. 619 de 21/12/2020 publicada em 23/12/2020
TATUAPÉ Renovação de Reconhecimento Portaria n. 619 de 21/12/2020 publicada em 23/12/2020
VERGUEIRO Renovação de Reconhecimento Portaria n. 619 de 21/12/2020 publicada em 23/12/2020
CAMPINAS Renovação de Reconhecimento Portaria n. 273 de 03/04/2017 publicada em 04/04/2017
BAURU Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/1 de 15/06/2016 (Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma)
SANTANA DE PARNAÍBA Autorização Resolução CONSUNI n. 200127/2 de 27/01/2020 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Autorização Resolução CONSUNI n. 180329/3 de 29/03/2018 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
JUNDIAÍ Autorização Resolução CONSUNI n. 190530/2 de 30/05/2019 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)

2. Conceitos do Curso

CAMPUS CURSO ANO DA AVALIAÇÃO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - A PARTIR DE 2007
Bauru Jornalismo 2012 3
Brasília Jornalismo 2018 3
Campinas Jornalismo 2018 3
Chácara Santo Antônio Jornalismo 2018 2
Marquês Jornalismo 2018 3
Paraíso / Vergueiro Jornalismo 2018 4
Santos Jornalismo 2018 2
Sorocaba Jornalismo 2018 2

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

1. Objetivos do Curso de Jornalismo

O perfil do profissional desta área graduado pela UNIP atende às inovações e transformações contemporâneas da cultura midiática, que o capacita a desenvolver tanto o senso crítico quanto a habilidade na elaboração eficiente da informação para quaisquer meios de comunicação.

Compete ao jornalista a apuração precisa do fato, a inserção em pauta, a redação da informação e a sua posterior edição para exibição nas mídias impressa, eletrônica e digital.

No curso oferecido pela UNIP, dá-se ênfase especial à elaboração competente de textos e captação do momento da notícia (imagens) a ser veiculada, respeitando a linguagem e a formatação específica dos veículos de comunicação, como jornal, revista, rádio, televisão e internet.

Na primeira etapa do curso, o aluno recebe uma elevada carga de informação cultural, que o habilita a ter uma visão ampla e crítica da realidade social e de seu cotidiano. Em um segundo momento, de posse dessa visão e de conhecimentos prévios, o curso torna-se essencialmente prático, garantindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e situações encontradas na vida profissional. Faça sua inscrição no curso de Jornalismo EAD ou Presencial da UNIP!

2. Atividades Principais

  • Produzir textos, sons e imagens para abastecer os noticiários das mídias: impressa, eletrônica e digital;
  • atuar nas mais diversas funções jornalísticas, tais como reportagem, edição, revisão, apuração, produção fotográfica, televisiva e cinematográfica;
  • desenvolver produtos jornalísticos de grande profundidade como livros-reportagem e documentários no mercado editorial;
  • atuar em centros de documentação e pesquisa ligados às grandes organizações de mídia e comunicação;
  • planejar, desenvolver e implantar estratégias de comunicação empresarial em organizações públicas e privadas;
  • elaborar veículos e canais de comunicação em empresas e instituições que pretendem ampliar sua presença diante dos mercados e públicos de interesse;
  • divulgar empresas e personalidades utilizando o ferramental de assessoria de imprensa e comunicação integrada.

3. Mercado de Trabalho

O profissional de Jornalismo (profissão regulamentada) está legalmente habilitado a exercer todas as funções nas redações e departamentos de documentação das empresas de comunicação do ramo editorial, radiofônico, televisivo ou digital. 

O jornalista também encontra possibilidades de atuação nos departamentos de comunicação das organizações de todos os segmentos públicos e privados, atuando no desenvolvimento e gerenciamento das suas estratégias comunicacionais.

As mídias segmentadas, regionais e alternativas também têm ampliado as chances de trabalho para esse profissional.

Outro ramo jornalístico em franco desenvolvimento são as agências de assessoria de imprensa, comunicação empresarial e comunicação integrada, que hoje absorvem boa parte do mercado de trabalho.

4. Práticas

  • Participação em Concursos;
  • Iniciação Científica;
  • Laboratórios virtuais;
  • Visitas Técnicas e Artísticas;
  • Semana de Palestras e atividades Específicas;
  • Banco de Estudos Digitalizado;
  • Bibliotecas Interligadas;
  • Atividades Multiensino;
  • TC – Trabalho de Curso;
  • Acordo de cooperação de estágios com empresas e órgãos públicos.

5. Duração

4 anos

6. Coordenadores

  • Modalidade Presencial: Fernando Perillo da Costa e Roni Everson Muraoka
  • Modalidade EAD: Roni Everson Muraoka

7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP

Consulte o regimento geral da UNIP.

Disciplinas

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Unidades

Disciplinas Docente Contratação

Modalidade FLEX

Disciplinas Docente Contratação

Modalidade Digital (EAD)

Disciplinas Docente Contratação

Docentes

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Modalidade Presencial

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Título Campus Nome Titulação Formação (Graduação) Formação (Maior) Regime de Trabalho
Curso: COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO -  Campus: Brasília -  Referência: Censo 2019 e Novembro/2020 Brasília GUAIRA INDIA FLOR DA ROCHA MESTRE COMUNICAÇÃO (JORNALISMO) COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE T I
Curso: COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO -  Campus: Brasília -  Referência: Censo 2019 e Novembro/2020 Brasília ALINE FRANCISCA ALMEIDA TORRES ESPECIALISTA LETRAS - PORTUGUÊS - LITERATURA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS T P
Curso: COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO -  Campus: Brasília -  Referência: Censo 2019 e Novembro/2020 Brasília CLADIO MARCOS DA SILVA MESTRE COMUNICAÇÃO SOCIAL COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE T P
Curso: COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO -  Campus: Brasília -  Referência: Censo 2019 e Novembro/2020 Brasília GUSTAVO CRUZ DE SOUSA JUNIOR MESTRE COMUNICAÇÃO SOCIAL CIÊNCIAS SOCIAIS (POLÍTICAS E PRÁTICAS SOCIAIS) T I
Curso: COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO -  Campus: Brasília -  Referência: Censo 2019 e Novembro/2020 Brasília ALEX VIDIGAL RODRIGUES DE SOUSA MESTRE COMUNICAÇÃO SOCIAL COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE T P
Curso: COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO -  Campus: Brasília -  Referência: Censo 2019 e Novembro/2020 Brasília LEANDRO DIAS CARNEIRO RODRIGUES MESTRE LETRAS - PORTUGUÊS DO BRASIL COMO SEGUNDA LÍNGUA LINGÜÍSTICA APLICADA (ENSINO-APRENDIZAGEM) T I
Curso: COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO -  Campus: Brasília -  Referência: Censo 2019 e Novembro/2020 Brasília JOSE NICOLAU SAAD DE CARVALHO MESTRE HISTÓRIA / CIÊNCIAS MILITARES CIÊNCIAS MILITARES T I
Curso: COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO -  Campus: Brasília -  Referência: Censo 2019 e Novembro/2020 Brasília MIRYAM MOREIRA MASTRELLA DE ARAUJO MESTRE CIÊNCIAS SOCIAIS CIÊNCIAS SOCIAIS (SOCIEDADE E REGIÃO) T P
Curso: COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO -  Campus: Brasília -  Referência: Censo 2019 e Novembro/2020 Brasília MARIA LUZIA DE CERQUEIRA GOMES MESTRE COMUNICAÇÃO SOCIAL DESIGN T I
Curso: COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO -  Campus: Brasília -  Referência: Censo 2019 e Novembro/2020 Brasília LUIZ SOARES CORREIA MESTRE ENGENHARIA ELÉTRICA (ELETRÔNICA) TRANSPORTES (OPERAÇÃO) T I

Modalidades Digital (EAD)

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Curso NOME Titulação Formação (Graduação) Formação (Maior) Regime de Trabalho
JORNALISMO BRUNO CESAR DOS SANTOS MESTRE LETRAS (PORTUGUÊS/LINGUÍSTICA) COMUNICAÇÃO E CULTURA MIDIÁTICA T I
JORNALISMO CARLOS ALBERTO ZARDO JUNIOR ESPECIALISTA ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL / MARKETING E PROPAGANDA / GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMBALAGEM HORISTA
JORNALISMO CHRISTIANE MAZUR DOI DOUTOR ENGENHARIA QUÍMICA ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS T I
JORNALISMO DEBORAH GOMES DE PAULA DOUTOR LETRAS - PORTUGUÊS LÍNGUA PORTUGUESA T I
JORNALISMO EGIDIO SHIZUO TODA MESTRE TECNOLOGIA EM COMUNICAÇÃO DIGITAL, DESING E MULTIMÍDIA EDUCAÇÃO (ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA) T I
JORNALISMO ELVIS WANDERLEY DOS SANTOS MESTRE COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) / CIÊNCIAS SOCIAIS COMUNICAÇÃO E CULTURA MIDIÁTICA T I
JORNALISMO FREDERICO JORGE TAVARES DE OLIVEIRA DOUTOR COMUNICAÇÃO SOCIAL COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE CONSUMO T P
JORNALISMO MILTON GABRIEL JUNIOR DOUTOR LETRAS - PORTUGUÊS LÍNGUA PORTUGUESA T I
JORNALISMO RAQUEL DE PAULA RIBEIRO MESTRE COMUNICAÇÃO (COMUNICAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA) T P
JORNALISMO RONI EVERSON MURAOKA MESTRE COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) COMUNICAÇÃO E CULTURA MIDIÁTICA T I
JORNALISMO SILVIA REGINA GUADAGNINI MESTRE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA (ARTES PLÁSTICAS) ARTES VISUAIS T I
JORNALISMO TANIA SANDRONI DOUTOR COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) LETRAS (TEORIA LITERÁRIA E LITERATURA COMPARADA) T I
JORNALISMO TANIA TRAJANO DA SILVA MESTRE COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO) COMUNICAÇÃO E MERCADO T I

Grade Curricular

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Modalidade Presencial

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Assessoria de Imprensa 60
Atividades Complementares 400
Atividades Práticas Supervisionadas 500
Cibercultura 60
Ciências Sociais 30
Comportamento do Consumidor 30
Composição e Projeto Gráfico 60
Comunicação e Expressão 30
Cultura Brasileira Contemporânea 60
Design Thinking  60
Direitos Humanos (Optativa) 20
Edição Jornalística 60
Editoração em Jornalismo Impresso  60
Educação Ambiental (Optativa) 20
Estado, Poder e Cidadania 60
Estágio Curricular 200
Estudos Disciplinares 260
Ética e Regulamentação em Comunicação 60
Fotografia 60
História da Arte 60
História e Teorias do Jornalismo 60
Homem e Sociedade 30
Infografia 60
Interpretação e Produção de Textos 30
Introdução às Técnicas Audiovisuais em Jornalismo 60
Jornal Laboratório 60
Jornalismo Aplicado ao Trabalho de Curso 120
Jornalismo Especializado 60
Jornalismo Integrado 30
Jornalismo Interdisciplinar 30
Jornalismo Investigativo 60
Jornalismo Político e Econômico 60
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Livro Reportagem e Jornalismo de Revista 60
Marketing 60
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Políticas Públicas em Comunicação 60
Produção Audiovisual em Jornalismo 60
Produção Jornalística em Rádio 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) 20
Sociologia da Comunicação 60
Storytelling  60
Técnicas de Documentário 60
Técnicas de Reportagens e Entrevistas Jornalísticas 60
Técnicas e Gêneros Jornalísticos 60
Teorias e Técnicas de Comunicação 60
Tópicos de Atuação Profissional - Jornalismo  30
Webjornalismo e Mobilidade 60

Carga Horária Total: 3.600 Horas-Aula (3.000 horas)

Modalidade Digital (EAD)

Disciplinas Carga Horária
Assessoria de Imprensa 60
Atividades Complementares 300
Atuação Junto ao Idoso 20
Cibercultura 60
Ciências Sociais 30
Comportamento do Consumidor 30
Composição e Projeto Gráfico 60
Comunicação e Expressão 30
Cultura Brasileira Contemporânea 60
Desenvolvimento Sustentável 20
Design Thinking 60
Direitos Humanos 20
Edição Jornalística 60
Editoração e Jornalismo Impresso 60
Educação Ambiental 20
Estado, Poder e Cidadania 60
Estágio Curricular 200
Estudos Disciplinares 260
Ética e Regulamentação em Comunicação 60
Fotografia 60
História Da Arte 60
História e Teoria do Jornalismo 60
Homem e Sociedade 30
Infografia 60
Interpretação e Produção de Textos 30
Introdução à EAD 20
Introdução às Técnicas Audiovisuais Em Jornalismo 60
Jornal Laboratório 60
Jornalismo Aplicado ao Trabalho De Curso 120
Jornalismo Especializado 60
Jornalismo Integrado 30
Jornalismo Interdiciplinar 30
Jornalismo Investigativo 60
Jornalismo Político e Econômico 60
Língua Brasileira de Sinais - Libras 20
Livro Reportagem e Jornalismo de Revista 60
Marketing 60
Marketing Pessoal 20
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Optativa 20
Políticas Públicas em Comunicação 60
Produção Audiovisual em Jornalismo 60
Produção Jornalística em Rádio 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência 20
Sociologia da Comunicação 60
Storytelling 60
Técnicas de Documentário 60
Técnicas de Reportagem e Entrevistas Jornalísticas 60
Técnicas e Gêneros Jornalísticos 60
Teorias e Técnicas de Comunicação 60
Tópicos de Atuação Profissional 30
Webjornalismo e Mobilidade 60
Carga Horária Total 3.020 horas

Localidades

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